ANO NOVO

ANO NOVO

Por Antônio de Oliveira

Quais os seus planos para o ano novo? Sem dúvida, em determinados casos há grande expectativa para alguns acontecimentos previsíveis: uma formatura, um (novo) emprego, um projeto, uma viagem, uma aposentadoria, casamento, uma gravidez, um bebê que está para chegar… Prefiro dizer: no ano que se inicia me proponho fazer da rotina um roteiro. A palavra rotina, em francês, é routine, de route, rota; em latim, via rupta, caminho rompido, picada aberta a facão, de rumpere, quebrar, romper. Existe a expressão “nuvens da rotina”, que significa acontecimentos que tornam ocultas as coisas boas. E não é que há também computação em nuvem (cloud computing) armazenando a rotina dos dados?

Frase de Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. Esforçar-me-ei (hoje) para ser um pai melhor, um marido mais afável, uma pessoa mais tolerante e generosa com o próximo, desde o mais próximo ao mais distante. No mais, uma coleção de “mais”: mais humano, mais compreensivo, mais tolerante, mais reconhecido. Ah! Um avô mais maduramente criança.

Autoajuda, como tal, dispensa a ajuda de outrem. Contudo, a melhor maneira de solucionar problemas emocionais, transpor barreiras e superar dificuldades pessoais consiste justamente na descoberta de si mesmo e do outro. Nessa descoberta a solidão se transforma em solidariedade, nossos problemas se apequenam em face de tantos problemas por aí afora. Haverá dor maior do que a minha? Sim, sempre haverá.

Costuma-se desejar Próspero Ano Novo. Próspero, do latim, aquele que levou adiante e confiou na “spes”, esperança. “Spes” presente também em prosperar, prosperidade. Vale nos darmos conta de que a esperança na prosperidade está na proximidade do advento do Ano Novo. Feliz ano, novo e renovado Na contagem dos anos, surge o novo; o velho fica para trás.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: freeimages.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.