Volta às aulas: os cuidados que não podem faltar nesse período

Volta às aulas: os cuidados que não podem faltar nesse período

 Às vésperas do início do ano letivo, pais e responsáveis precisam redobrar a atenção à rotina dos estudantes.

Alguns alunos vão reencontrar os amigos e retomar seus compromissos e tarefas, enquanto outros vão encarar esse novo desafio pela primeira vez, Em ambos os casos, a participação dos pais é fundamental para ajudar as crianças a encarar a nova rotina com entusiasmo, responsabilidade e, acima de tudo, segurança.

Veja algumas medidas extremamente importantes para que a volta às aulas ocorra de maneira tranquila e saudável para estudantes de todas as idades.

Preparando o material

A organização do material deve ser discutida com previamente com a escola. Isso porque o excesso de peso gerado por muitos livros e cadernos pode prejudicar a coluna de crianças e jovens. O ideal é que o peso do material não ultrapasse os 10% do peso corporal do estudante. Por exemplo, uma criança pesando 30 quilos não deve carregar uma carga que ultrapasse 2 quilos.

Caso o volume de material exigido não possa ser reduzido, a melhor solução são as mochilas com rodinha, que aliviarão o esforço gerado pela sobrecarga diária.

Imagem: reprodução pixabay.com

Cuidando da saúde e do conforto

Além de averiguar a qualidade do uniforme escolar, que deve ser elaborado com tecidos leves e maleáveis, é muito importante providenciar calçados infantis adequados às atividades escolares. Procure modelos confortáveis e simples, sem tachas, fivelas, saltos e, se possível, sem cadarços para evitar acidentes durante as brincadeiras e aulas de educação física.

Intensificando a segurança durante e o trajeto

Para os pais ou tutores que serão responsáveis pelo trajeto até a escola, vale lembrar da importância da cadeirinha ou assento para transportar as crianças em segurança. O equipamento deve ser escolhido e instalado no carro de acordo com o peso e idade de cada um.

Quem opta pelo transporte escolar deve checar todos os antecedentes do prestador do serviço, assim como as condições da van e de seus equipamentos de segurança.

Há também a possibilidade de percorrer o caminho da escola a pé ou de bicicleta, lembrando que o capacete é um item de segurança indispensável no segundo caso. Evite se expor e expor as crianças ao sol nos horários mais quentes do dia,e caso isso ocorra, não abra mão do protetor solar e não se esqueça da garrafinha de água.

Grande abraço!

Press Office

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours