Prejuízos sociais da violência refletem na TV

Prejuízos sociais da violência refletem na TV
Estamos vivendo o inferno Dantesco?
Está cada dia mais difícil ter prazer em assistir TV, principalmente a aberta!
Não bastasse o bombardeamento colossal de imbróglios a nós impostos, visando exacerbado consumo de nossa parte, se por acaso a tv cair e trincar, com certeza escorrerá uma mancha enorme de sangue e mágoas (para não fugir do jargão) vinda direto dos telejornais.
Gente, está difícil!

violencia-insana-descontrolada-crime-cadeia-02

Tirando o sumiço do boing 777 ( voo MH-370) da Malaysian Airlaines que está na mídia há algum tempo, a semana que passou foi um tiroteio de “boas” notícias:

  • Mulher assassinada e arrastada por viatura policial em zona periférica do Rio de Janeiro;
  • Corpo de homem esquartejado é encontrado em bairro nobre de São Paulo;
  • Das dez cidades mais violentas do mundo, 03 são do Brasil (Maceió, Fortaleza e João Pessoa), e uma delas irá sediar jogos da copa;
  • Em Santa Catarina mulheres são mantidas em cárcere privado;
  • Adolescente classe média mata ex-namorada barbaramente em Rondônia;
  • Até agora 08 mortos e dezenas de desaparecidos em deslizamento de terra nos Estados Unidos.
  • Estado de Rondônia alagado deixa mais de 1400 famílias desabrigadas em função das hidrelétricas construídas aparentemente, na marra;
  • Vídeo denuncia imagem de pacientes espalhados em chão de hospital.
  • Mulheres são abusadas sexualmente todos os dias dentro dos metrôs e coletivos, principalmente nas grandes capitais brasileiras;

violencia-insana-descontrolada-crime-cadeia-03

É muita coisa boa não é gente?

E isto é apenas um resumo da abissal violência que parece ter abraçado de vez o mundo!

Confesso que às vezes fico imaginando se realmente compensa ficar alardeando estas mazelas aos quatro ventos em troca de talvez altos pontos de audiência (e dinheiro é claro).
E não é privilégio de uma ou outra tv não, são literalmente todas!
Algumas até criam “marcas registradas” (programas específicos sobre violência) e exibem crimes, barbáries e toda sorte de coisa ruim em horário nobre na telinha.
É claro que não sou idiota a ponto de lançar algum tipo de manifesto contra (ou a favor) destes programas, apenas questiono se é este é realmente um dos métodos corretos para se combater a incômoda violência que está a cada dia mais perto de nossa porta.

violencia-insana-descontrolada-crime-cadeia-04

Volto a bater na tecla já batida no Duniverso de que a violência reina principalmente onde existe impunidade, ou esta é quase nula.
Os presídios brasileiros em sua maioria estão superlotados e projetos de novas unidade penitenciárias não saem do papel, o que ajuda muito a manter o caus.

A legislação é a praticamente a favor do malfeitor, e alimentadora da violência principalmente quando:

  • Oferece benefício financeiro (Auxilio Reclusão) à família do preso (nada contra as famílias dos detentos que muitas vezes não tem nada a ver com o peixe) deixando a família da vítima apenas com a dor e mais nada;
  • Protege os chamados “menores de idade” com inimputabilidade, fazendo com que crimes e mais crimes bárbaros e hediondos sejam cometidos cada vez mais por eles, que tem a certeza da não punição (não pode nem falar que foi preso, foi apreendido), além de serem os aliciados preferidos para o tráfico de drogas;
  • Nós elegemos os famigerados deputados que fazem as leis, e simplesmente deixamos a “Deus dará”, sem fiscalizar, reivindicar, reclamar ou apenas acompanhar (pela internet o site Políticos.org é ótima opção) os passos de seu escolhido.

Vou me ater por aqui nesta questão de lei, senão ficará gigante este artigo.

violencia-insana-descontrolada-crime-cadeia

Para finalizar, deixo para reflexão célebre texto atribuído ao grande Confúcio:

“Os grandes antigos, quando queriam propagar altas virtudes, punham seus Estados em ordem. Antes de porem seus Estados em ordem, punham em ordem suas famílias. Antes de porem em ordem suas famílias, punham em ordem a si próprios. E antes de porem em ordem a si próprios, aperfeiçoavam suas almas, procurando ser sinceros consigo mesmo se ampliavam ao máximo seus conhecimentos. A ampliação dos conhecimentos decorre do conhecimento das coisas como elas são (e não como queremos que elas sejam). Com o aperfeiçoamento da alma e o conhecimento das coisas, o homem se torna completo. E quando o homem se torna completo, ele fica em ordem. E quando o homem está em ordem, sua família também está em ordem. E quando todos os Estados ficam em ordem, o mundo inteiro goza de paz e prosperidade.” (Mestre Confúcio)

escultura-gigante-mestre-confucio
A TV não é boa nem má, depende de como é usada!
Grande abraço!

Imagens: sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.