Davi e Golias via WhatsApp

Davi e Golias via WhatsApp

Ao contrário da história, vimos a pouco a gigante Facebook abocanhar o minúsculo mas poderoso WhatSapp pela bagatela, segundo dizem de U$16 bilhões de dólares americanos.
Para se ter uma ideia do volume de dinheiro que isso representa basta multiplicarmos o prêmio da Mega Sena acumulada de Ano Novo aproximadamente 360 vezes!
Ou então comparemos com o PIB (Produto Interno Bruto) de países como Tajiquistão (U$16,221 bilhões), Namíbia ($15,743 bilhões), ou Benim (U$14,683 bilhões).
Será que dá para comprar estes países com este dinheiro?
Bem isso já é um assunto para outra oportunidade, pois muitas coisas envolvem uma nação que não só o dinheiro.

facebook-compra-whatsapp

Voltando às “vacas frias”, o próprio Facebook avaliado em 2014 após a transação, por cerca de U$173 bilhões de dólares pode ter dado um tiro no próprio pé, investindo mais do que 10% do “patrimônio” em um software o qual existem muitos similares (fáceis de usar) e que talvez ele próprio poderia desenvolver. Pelo menos é o que dizem alguns moderados (ou pessimistas) especialistas.
Bem, tecnologia para isso com certeza eles tem.
Claro que de todos esses “sósias” o WhatSapp foi o que mais se destacou atingindo a incrível marca de 500 milhões de usuários cadastrados em tempo recorde.
O programa além de ser muito bom em envio e recebimento de dados, intuitivo, fácil de usar e levíssimo, se tornou realmente uma febre conquistando muita gente pelo mundo (inclusive a mim).

whatsapp-facebook-compra-bilionaria-02

Qual será o motivo real da compra?
É muito comum vermos mundo afora, grandes engolindo grandes (comprando) muitas vezes pelo simples fato de evitar que o “engolido” se torne um dia tão grande ou maior do que o “engolidor” e faça isso com prazer (segundo Zukerman, o Facebook está perdendo usuários jovens para softwares como este).
A outra hipótese seria pegar uma empresa já em andamento com muitos usuários e apenas investir mais para que ela se torne uma gigante rapidinho.
Será insano investir o valor equivalente ao PIB de um país em uma empresa que possuía apenas 55 funcionários?

whatsapp-facebook-compra-bilionaria-03

Imagine a Namíbia por exemplo que fatura esse valor por ano (bruto), tem de pagar salários a todo funcionalismo público e ainda administrar recursos para outras coisas no país, tivesse uma empresa desta para vender?
Não sou expert em economia e finanças mas acho que seria a glória e desenvolvimento garantido para o país, ter um ano dobrado de faturamento do PIB!
Eu (e todos) os usuários WhatsApp pagamos U$0,99 centavos de dólar por ano para usufruir do programa, o que dá aproximadamente U$500 milhões de dólares por ano.
Sem colocarmos despesa nenhuma e mantendo esse faturamento, o Facebook levaria 32 anos para apenas recuperar o investimento. Mark Zukerman estaria já na casa dos sessentões e talvez seus filhos já estivessem na administração doidos para aposentar o pai!

whatsapp-facebook-compra-bilionaria-04

Em uma era onde “valores’ se confundem com “cifras”, onde tsunamis, terremotos, maremotos, tufões, furacões e outras mazelas de uma natureza enfurecida (e com razão), ditam boa parte dos rumos que levam os investimentos mundo afora (o Japão que o diga), chegamos a conclusão que a “economia virtual” quase 100% embasada na comunicação é extremamente poderosa.
Os CEOs da companhia de Zukerman com certeza pesquisaram e fizeram várias projeções antes de sugerirem o negócio que com certeza trará, na visão deles, muitos frutos para empresa sem riscos de bancarrota.
Essa transação “faraônica” noticiada em todo mundo demonstra claramente todo o poder e riqueza que envolve a jovem internet, que veio não só para ficar mas para mudar de vez a vida e o cotidiano de todos nós.

Grande abraço!

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “Davi e Golias via WhatsApp

  • 21/03/2014 em 23:09
    Permalink

    Como sempre perfeita reflexão Amor! Parabéns !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.