O Próximo

O Próximo

Por Antônio de Oliveira

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Aí, então, perguntaram a Jesus: E quem é o meu próximo? Foi quando Jesus contou a parábola conhecida como do Bom Samaritano, alegoria de um mundo possível.

Um homem descia de Jerusalém a Jericó quando caiu nas mãos de salteadores que, depois de o espancarem, se retiraram deixando-o semimorto. Por coincidência, descia também por aquele caminho um sacerdote. Quando esse viu aquele homem deixado à míngua, fez que não o vira, e foi adiante, prosseguindo o seu caminho. Do mesmo modo, também um levita. Chegando àquele lugar, e vendo o homem estendido no chão, não lhe prestou socorro. Finalmente, um samaritano, inimigo dos judeus por tradição, aproximou-se, e dele se apiedou. Atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho. Em seguida, pôs o homem sobre o seu animal, levou-o a uma hospedaria recomendando que cuidassem dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro dizendo: – Trata bem dele e, quanto gastares a mais, na volta eu te pagarei.

fila-vacina-febre-amarela-imagem-livre

Moral da história: Esse samaritano da parábola é que foi confirmado, por Jesus, como quem teria socorrido o seu próximo, assim, amando-o de fato, diferentemente do levita e do sacerdote.

E hoje, quem é o próximo? Próximo que eu ouço dizer hoje, frequentemente em alta voz, é o primeiro da fila para ser atendido… O próximo… “Who’s next?…” Isso quando a fila anda, ninguém fura a fila ou não vende o seu lugar. Aliás, numa pesquisa de opinião pública, realizada na Inglaterra, sobre os pecados capitais da atualidade, furar fila chegou a fazer parte de uma lista.

Resta saber quando o atendimento é feito por um bom samaritano ou uma boa samaritana… E não apenas no Hospital Bom Samaritano. Pelo que me consta, não existe o Dia do Bom Samaritano. É que o dia todo e todo santo dia é dia de amar o próximo. Próximo que não é uma mera senha num mundo de fila para tudo. Quando tem! O próximo!…

fila-de-bonecos-imagem-livre

 

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/foto-antonio-oliveira.jpg[/author_image] [author_info]O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com[/author_info] [/author]

Imagens: sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.