Solar Impulse, o avião que voa sem combustível

Solar Impulse, o avião que voa sem combustível

Um projeto arrojado e corajoso chamou minha atenção hoje.
Dar a famosa “volta ao mundo” é desejo incontestável de qualquer estudioso, cientista ou mesmo um grande aventureiro.
Por si só já é um grande feito sejam qual forem os veículos usados na empreitada.
Imagine agora promover este feito com um protótipo de avião movido única e exclusivamente à energia solar?
Sensacional!
Na onda de energias limpas e sustentáveis, esta novidade me agradou e muito, haja visto que os aviões convencionais são também vilões ambientais (existem piores) principalmente no tangente a grande consumo de combustível fóssil e que também basicamente não se usa material reciclado em sua fabricação.

solar-impulse-aviao-movido-energia-solar

O único avião de resistência perpétua, capaz de voar dia e noite com energia solar sem uma gota de combustível.
Sendo ultra leve (para os padões das aeronaves) o Solar Impulse é o primeiro avião capaz desse feito, surpreendendo o mundo em 2010 quando completou com sucesso um voo noturno de 26 horas!
É alimentado exclusivamente por painéis solares e baterias a bordo, que carregam durante o dia para permitir que o avião continue voando quando o sol se põe.
Coberto por 17.000 células solares o pequeno gigante feito em fibra de carbono, tem agora envergadura de 72 metros, praticamente a mesma de um Boing 737 e um cockpit maior do que o primeiro, o que deverá permitir aos pilotos voarem por períodos maiores de tempo.
O Solar Impulse II passará por uma série de testes de voo em 2014 e os pilotos André Borschberg e Bertrand Piccard têm o objetivo de começar a expedição ao redor do mundo em 2015 entre abril e julho.

solar-impulse-aviao-movido-energia-solar-3

O projeto desenvolvido na École Polytechnique Fédérale de Lausanne na Suíça tem a liderança do aeronauta e psiquiatra suíço (também o piloto) Piccard, o mesmo que foi copiloto do primeiro balão a dar a volta ao mundo sem parar.
Loucura sadia, não?
Assista o vídeo de apresentação do projeto (existem outros) e tire suas conclusões.

São muitas as possibilidades de energia sustentável, basta ter atitude, discernimento e um mínimo de consciência ambiental para colocá-las em prática, fazendo do planete um ligar melhor (e vivo) para se viver!
Grande abraço!

Fonte e imagens: solarimpulse.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.