SIMBOLOGIAS DE FINADOS

SIMBOLOGIAS DE FINADOS

Por Antônio de Oliveira

Anjos ocupam espaço especial nos mausoléus. Ora com um buquê de flores na mão a eternizar a lembrança e a saudade manifestadas, no velório, com coroas de flores. Ora com a palma que simboliza vitória conquistada. Ora segurando um archote virado para baixo, símbolo da morte. Ora com uma trombeta nas mãos, a vislumbrar o anúncio do juízo final quando então, segundo a fé cristã, os mortos ressuscitarão e serão chamados a julgamento. A tocha representa ardor, fervor, eterna vigilância, perseverança.

Quatro virtudes: a fé segura uma cruz; a esperança, uma âncora; a justiça, uma espada, e a caridade segura uma criança no colo. Orante é uma escultura que representa alguém em postura de oração. Essa figura vem desde os primórdios da arte cristã, ou cristianizada, e é representada com os braços levantados ou, ainda de braços abertos ou mãos postas. As pranteadoras levam as mãos ao rosto em sinal de lamento, “pranteando sobre uma alma que pranteia” (Álvares de Azevedo). Pombo, símbolo universal de paz bem como, cristão, do Espírito Santo. Pomba e ramo de oliveira no bico simbolizam a alma na paz divina. Videira, símbolo da união entre Jesus e seus seguidores: “Eu sou a videira, vós sois os ramos”. Caveira: representa nossa condição de mortais. A frase: Sou o que serás, és o que eu sou, em latim: Sum quod eris, es quod sum, em italiano aparece também bipartida: Quello che siete noi eravamo, nós éramos aquilo que sois; Quello che siamo voi sarete: Aquilo que somos vós sereis. O Bom Pastor é representado com a ovelha nos ombros.

A Cruz simboliza sofrimento e compaixão. A sigla RIP, ou R.I.P. que forma um acróstico, pode ser vista em túmulos, em cruzes, em filmes. Em latim, Requiescat In Pace; em inglês, Rest in Peace; em italiano, Riposi In Pace: têm o mesmo significado, descanse em paz. Réquiem, na liturgia dos mortos, é a palavra que inicia a frase: Requiem aeternam dona eis… Dai-lhes o repouso eterno.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]

Imagem: freeimages.com

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours