Onde estamos errando… Educar ou deseducar

Onde estamos errando… Educar ou deseducar
Por Flávia Prado

A escola é o reflexo do contexto social no qual está inserido e campo fértil de suas possíveis transformações. Causa e efeito no que nele ocorre. É neste campo, que o conhecimento pode ser formado, moldado ou bloqueado.
A escola funciona como mediadora entre as pessoas que aprendem a mutuamente se afastarem e temerem uns aos outros, ou respeitarem a si mesmo e aos seus semelhantes.
Por parte dos pais e dos professores o que se percebe, é que estão falando sozinhos, muitas vezes não nos sentimos respeitados e nem ouvidos.
A cultura de hoje, parece que tem alimentado muito este isolamento. Isto se dá, em boa parte, através dos meios de comunicação em massa. É comum hoje ver cada um no seu quarto com sua televisão ligada ou mesmo com seu computador, ipads ou telefone celular…

erros-da-educacao-como-corrigir

Me questiono sempre sobre onde foi parar aquele momento em que todos sentavam á mesa e juntos ceavam e contavam o que aconteceu no decorrer do dia? Antigamente, mesmo as famílias sendo numerosas, os pais se interessavam pela rotina do filho e acompanhavam o seu pleno desenvolvimento. Hoje, a realidade nos mostra famílias menores e com grande desajuste. Onde erramos? O que podemos fazer para resgatar os valores familiares?
Quando olho para sala de aula, vejo o reflexo deste desajuste. Crianças que não sabem dividir, que não atendem aos comandos dos professores e que acham que o mundo gira em volta do seu EU.
Acredito que é necessário parar e refletir. O que estamos semeando para o futuro? Quais as conseqüências destes desajustes? Sei que não é fácil, mas talvez seja hora de mudar. E como em todas as mudanças passaremos por sofrimentos e angústias, mas a recompensa virá quando percebermos que nossa casa é um ambiente saudável, que nossos filhos estão indo bem na escola e que se tornarão pessoas bem-sucedidas e afetuosas.
Vamos tentar, pois mudar é preciso!

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Flavia-apresentacao.jpg[/author_image] [author_info]Flávia Prado Lopes Martins é professora. Com Licenciatura em Pedagogia e História tem também em seu currículo o Magistério. Atuante na carreira desde muito cedo em sua vida, defende como ninguém o direito de todos a educação de qualidade. Contato: flaviaplm@uol.com.br[/author_info] [/author]

 

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Um comentário em “Onde estamos errando… Educar ou deseducar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.