Fotógrafo francês Marc Riboud expõe em Belo Horizonte

Fotógrafo francês Marc Riboud expõe em Belo Horizonte

Marc Riboud nasceu em 1923 em Lyon na França. Tirou suas primeiras fotografias com uma Vest-Pocket dada a ele por seu pai quando estava com 14 anos de idade.
Após uma semana de férias tomadas para fotografar o Festival de Lyon, ele se esquece de voltar para a fábrica onde trabalhava como operário, e decide se dedicar plenamente à fotografia.
Ainda bem, para nós! rs
O fato de nunca ter estudado fotografia em escola alguma, não abala em nada seu talento inegável, transcendendo os limites entre o real imaginário e as emoções.

Formado em Engenharia pela Ecole Centrale de Lyon em 1953 obteve uma publicação na revista Life de uma foto sua da Torre Eiffel em Paris.
Em 1955, percorre Oriente Médio indo do Afeganistão à Índia de automóvel, registrando tudo.
Após um ano na Índia ganha sua primeira visita à China em 1957. Passa três meses na URSS em 1960, e registra a independência da Argélia e da África Negra. Entre 1968 e 1969 ele fez registros ao Sul da África e no Vietnã do Norte, onde foi um dos poucos fotógrafos a ter permissão de entrada no país.

Riboud já publicou vários livros, onde os mais conhecidos que são “As três bandeiras da China”, ed. Robert Laffont, “Journal”, ed. Denoël, “Huang Shan, as Montanhas Celestiais”, ed. Arthaud, “Angkor, serenidade budista”, ed. Imprimerie Nationale, “Quarenta Anos de Fotografia na China”, ed. Nathan e “Amanhã de Xangai”, ed. Delpire.
Sua retrospectiva publicada pela ed. Flammarion em 2004 e exibida na Europeenne Maison de la Photographie, em Paris, recebeu mais de 100.000 visitantes.
Entre os vários prêmios que recebeu estão o Overseas Press Club, Time-Life Achievement Award Lucie e o ICP Award Infinity, todos de alcance internacional.

Suas exposições já aterrisaram em vários pontos no planeta como Paris, Londres, Nova York, Pequim, Hong Kong, Bilbao, etc., sendo visto por milhões de pessoas, e agora está em Belo Horizonte em parceria com Aliança Francesa.
Se quiser dar uma conferida, a exposição que acontece no Palácio das Artes (região central da capital) vai até 11 de abril.
Os horários são: terça à sábado das 9:30hs às 21:00hs e aos domingos das 16:00hs às 21:00hs.
Vale a pena conferir, mesmo porque a entrada é gratuita.
Enquanto isso curta um pouco do artista aqui.
Grande abraço!

Fonte e imagens:
marcriboud.com


Riboud com Jackie Kennedy.

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Um comentário em “Fotógrafo francês Marc Riboud expõe em Belo Horizonte

  • 23/05/2012 em 13:39
    Permalink

    Tomas ,

    Ainda não tenho obras deste artista mas no futuro. Parabens pelo dica

    Que bom que vc não e iqual a Rede Globo fica dando noticias repetidas dia e noite
    super cansativo e o fantastico acabou ainda bem que vc falou Paulo Amorim
    estou esperando paraum café. Vendeu a moto? Tomas estou querendo muito compra uma Harley Davison modelo 883R se vc encntar me dar um toque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.