EXALTAÇÃO AOS PÉS

EXALTAÇÃO AOS PÉS

Por Antônio de Oliveira

O profeta Isaías exalta os pés do caminheiro que anuncia as boas novas, que a todos comunica a paz, que mostra o lado bom. São Paulo repete essa mesma fala aos romanos. A mídia, no entanto, adora notícias ruins: “Good news is no news”, quando não “fake news”: notícia falsa, fofocas.

Cuida dos pés o podólogo, profissional de saúde habilitado para o tratamento dos pés. Nada a ver com o podófilo, que tem fixação erótica pelos pés. Letrinhas que fazem a diferença. Não trocar os pés pelas mãos. Há respostas que não param em pé. Pedicuro é aquele que se dedica aos cuidados ou embelezamento dos pés. O médico ortopedista e o fisioterapeuta também cuidam dos pés. Superstição ou não, manda a sabedoria popular que a pessoa se levante com o pé direito. Para os romanos, o pé esquerdo era “sinistro” e simbolizava o mal. Não meter os pés pelas mãos. Com os pés se anda, caminha e dança. “Pero no hay camino; se hace camino al andar.” Um dia a pessoa estará, irremediavelmente, e ao pé da letra, com os pés na cova. O evangelista Lucas repete, só ele, 88 vezes o verbo caminhar, dentre as 150 vezes, ao todo, no Novo Testamento.

Os pés de Jesus caminharam sobre a terra e sobre as águas. Pés descalços deixam sua marca na areia da praia, logo tragada pelas ondas como os castelos de areia. Os saltos se iniciam com os pés firmes no chão. Salto alto é “fleur d’élégance”. Manter a cabeça entre as estrelas, mas sem tirar os pés do chão. Outras vezes é preciso bater com os pés no chão, pois à frente se abre a estrada para o caminheiro. Dedos dos pés se aquecem no inverno dentro das meias de lã. Os pés sustentam nosso corpo. Cômodo de pé-direito, alto ou duplo. “É ela menina que vem e que passa num doce balanço a caminho do mar.” Cada um sabe onde lhe aperta o sapato. Ágeis são os pés dos corredores. Descalços e calejados os pés dos capinadores de roça. Cansados os pés dos idosos. Os pés de Elisa, de dois anos, são uma coisa fofa.

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *