Planos de carreira profissional: siga seu sonho

Planos de carreira profissional: siga seu sonho

Vivemos uma era de muitas e rápidas mudanças as quais querendo ou não devemos nos adaptar.
Nossa sobrevivência depende disso!
Este texto além de motivacional desperta em nós certa ânsia benéfica de mudar algo, seja sobre nossa carreira profissional ou até mesmo nossa vida pessoal, de forma que não só nos adaptaremos tranquilamente às mudanças mas também as provocaremos!
Boa leitura!

Trate sua Carreira como um Negócio
ÉPOCA NEGÓCIOS
POR CÉSAR SOUZA


Ouvi recentemente de um empresário catarinense que não vivemos apenas uma “época de mudanças”, mas sim uma “mudança de época”. Isso exige uma nova forma de pensar sobre a vida e o trabalho. A carreira tradicional acabou. Não fique esperando que a empresa onde trabalha planeje a sua. Quer fazer de sua carreira um sucesso? Trate-a como um negócio, em vez de como uma sucessão de cargos que pretende acumular ao longo da sua vida útil.
Você provavelmente sabe muito bem cuidar dos projetos da empresa onde trabalha. Seja pelo menos tão bom ao gerenciar o seu projeto de vida e carreira. Você já deve ter preparado algum tipo de business plan para um novo produto, um negócio ou um mercado que sua empresa está analisando. Ou já deve ter assistido a apresentação de algum desses planos preparado por um colega. Se ainda não o é, você deve estar almejando um dia ser o presidente da empresa. Ou sonhando que um headhunter o recrute para ser o diretor-executivo de uma unidade de negócios ou até mesmo de outra empresa. Mas, lembre-se, você já é o presidente da sua vida, o empreendimento mais importante que pode imaginar. Chegou a hora de preparar o business plan mais importante de todos o negócios com os quais já se envolveu até hoje: o da sua carreira.
Mas, como fazer?

O primeiro passo é mudar sua forma de pensar. Pense como um empreendedor, saia da zona de conforto que você construiu para si nos últimos anos. A década na qual vivemos hoje será lembrada no futuro como o início de uma revolução imperceptível, o momento em que um grande número de pessoas reassumiu as rédeas de seu destino, que havia sido de certa forma delegado à empresa, ao governo, à Igreja e a outras instituições.
No passado nos acomodamos com a tentativa das empresas de traçar os planos de carreira de seus funcionários. Mas isso não é mais possível, esse mundo acabou. O ritmo alucinante de mudanças no qual vivemos impede as empresas de fazerem planos de carreira de longo prazo. Uma simples razão: será que algumas dessas carreiras na ladeira organizacional ainda existirão daqui a 10 anos?
Se você tem tido sucesso e se acostumou a pensar e a fazer as coisas de uma forma nos últimos anos, saiba que o sucesso do passado não garante seu futuro. E que o maior inimigo do sucesso é o próprio sucesso que acaba fazendo-nos acomodar. Não acredite que “devagar, e sempre, a gente chega lá”. Hoje em dia, devagar não se chega a lugar algum e quem espera nunca alcança. Ou pode chegar tarde demais quando as oportunidades viraram a realidade de quem chegou mais rápido que você.
Outra forma de pensar que pode ajudar muito seu posicionamento estratégico no mercado de trabalho: as opções que você tem não se limitam aos competidores da empresa onde trabalha. Muita gente quando pensa no mercado de trabalho se limita a pensar apenas na concorrência. Amplie seus horizontes. Pense em toda a cadeia do negócio. As oportunidades podem estar nos distribuidores dos produtos de sua empresa; ou em algum fornecedor estratégico, em algum parceiro. Ou pense em montar sua própria empresa para prestar serviços para o atual empregador.

Você já pensou onde quer chegar daqui a três anos, em 2010? E em 2015? Sim, isso mesmo, você já tem visualizado o futuro que gostaria de inventar? Identifique onde você quer chegar com clareza pois fica difícil definir uma estratégia quando não temos clara a métrica do nosso sucesso. E curiosamente a maioria das pessoas gasta a maior parte do seu tempo pensando no passado, de onde veio, as dificuldades que enfrentou, se vangloriando dos acertos que teve. Outra grande parte do tempo também é usada em justificar onde está, o seu presente, os desafios que vive, as metas a alcançar até o final do ano. E acaba dedicando pouquíssimo tempo a pensar onde deseja chegar, a inventar seu futuro, a sonhar de olhos abertos com os pés no chão. Perceba que o importante não é de onde você veio, nem onde está, mas onde você quer chegar !
Vamos lá, mexa-se! Prepare um plano para sua carreira e trate-a como um negócio. Pense como um empreendedor. Evite se colocar como um empregado que pensa na seqüência de cargos que pretende acumular ao longo do tempo.

E você já fez seus planos para o amanhã?
Partilhe conosco!
Grande abraço!

César Souza é consultor, palestrante e presidente da Empreenda , autor de “Você é o Líder da Sua Vida?” (Editora Sextante), “Você é do Tamanho dos Seus Sonhos”(Editora Ediouro) e acaba de lançar o livro “Cartas a um Jovem Líder” (Editora Campus/Elsevier). Apontado pelo World Economic Forum como um dos “200 Global Leaders for Tomorrow”.

Fonte:
colunas.epocanegocios.globo.com/bloglider

Imagem:
sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas sobre disciplina e planejamento: segredos do sucesso. | Duniverso - [...] esse tema tem importância fundamental para aqueles que querem e realmente desejam alcançar sucesso na carreira profissional ou mesmo…
  2. carreira profissional emprego motivacional auto-ajuda | Duniverso - [...] realmente é o mais importante: sua carreira ou seu emprego? Em qual deles você aposta mais? No texto a…
  3. cartão postal personalizado cia dos sonhos lingerie | Duniverso - [...] postal institucional desenvolvido para a empresa Cia dos Sonhos especializada em roupas para dormir, lingerie e artigos para decoração…
  4. segredos para o sucesso profissional pessoal carreira | Duniverso - [...] repetidas exaustivamente até chegarmos ao nosso objetivo. Uma destas ações com certeza é a leitura. Descubra no texto abaixo…
  5. painel para publicidade em Banca de revista | Duniverso - [...] publicitário para banca de revista. O cliente neste caso seria a Ambev através da empresa Andrade Davis Painéis que…
  6. empreendedorismo Valdir Pipoqueiro ganhar dinheiro | Duniverso - [...] idade, casado e pai de um filho, vive (muito bem diga-se de passagem) da renda excepcional do seu negócio:…
  7. administrar carreira profissional dicas de sucesso | Duniverso. Vida inteligente na WEB. - [...] Seja perseverante A área com que você se identifica pode não estar em evidência no mercado de trabalho, razão…
  8. Fibra Ótica telemática cabeamento estruturado Forcable | WordPress - [...] e apresentar propostas e projetos aos clientes potenciais da empresa, que por sua vez desenvolve planos para cabeamentos e…
  9. Suicídio na carreira profissional: viver isoladamente | Duniverso - Desenvolvimento Sustentável - […] na era da Colaboração, o que significa que não há como viver isolado, sentado em cima do seu resultado.…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *