Mercearia Paraopeba, uma Estrada Real que dá show

Mercearia Paraopeba, uma Estrada Real que dá show

Já há algum tempo venho planejando escrever este tema aqui no Duniverso, e a hora é agora.
Sem falso saudosismo, ou coisa parecida, a cidade de Itabirito, Minas, aqui na pele da Mercearia Paraopeba dá um exemplo de o que eu chamo de “Solidariedade Sustentável” (se é que existe solidariedade não sustentável, rs).
Não são atores profissionais que o compõe e sim “profissionais da vida humana”.
Não vou explicar do que fala o vídeo, pois só assistindo para decifrar.
Alguns ficarão perplexos, outros recordarão seus momentos e uns, como eu, se apaixonarão!

Com grande qualidade técnica este vídeo foi produzido a partir de uma pesquisa para o livro Caminhos do SaborA Estrada Real, do jornalista Rusty Marcellini.
Seus protagonistas são José Augusto (Juca) e Roninho, pai e filho.
Vale a pena!
Forte abraço!

Imagem: saiadolugar.com.br

Fontes:
YouTube.com
saiadolugar.com.br
vermelho.org.br

Indicação:
Leonardo Thimotti

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

2 Comments

  1. Que Post Fantástico!
    Amigo Thomas:
    Eu demorei a retornar porque fiquei assistindo o vídeo inúmeras vezes. Devo lhe dizer que o documentário em tela é um verdadeiro tributo aos dirigentes da Mercearia Paraopeba. Em primeiro lugar, as ações comerciais estão voltadas a uma vasta clientela que sabe escolher a dedo os bons produtos e segundo, o montante de pessoas que se beneficiam com certeza é incalculável, uma vez que, a cadeia é extensa. Além de se beneficiar o comercio local, devem ser contempladas centenas de famílias, até porque, o número de produtos comercializados deve ultrapassar a casa de um mil.
    Agora, não devemos esquecer que quem mais ganha com tudo isso é a comunidade em geral.
    Parabenizo-o por sua generosidade em compartilhar tão importante vídeo!
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços fraternos,
    LISON.

  2. Meu amigo, FANTÁSTICA essa história.Tive até alguns flashs da minha infância, quando meu pai teve uma mercearia. Óleo a granel, arroz, feijão, linguiças e toucinho pendurados. Muito parecido.

    Agora, o Roninho e o pai são geniais. Só no interior do Brasil mesmo para se cultivar esse respeito pelo próximo, para incentivar o crescimento de todos os envolvidos na vida comunitária.

    É, quanto mais vejo, mais tenho a certeza: precisamos “ruralizar” nossa urbanidade. Só assim, teremos um mundo verdadeiramente justo.

    Parabéns por apresentar este este vídeo.

    Abraços

Trackbacks/Pingbacks

  1. Eleições Brasil 2010: o que levar para votar? | Duniverso - [...] quisermos um país melhor para todos nós brasileiros deveremos exercitar o máximo de nossa consciência, sabedoria e honestidade na…
  2. A Praça é Nossa: Creta, do Europa nas mãos da comunidade. | Duniverso - [...] não é cuidada pelo poder público! Acreditam? É verdade. Este é um grande exemplo de quando a comunidade resolve…
  3. bullying doença escolar ética nas escola | Duniverso - [...] !!! (Eu acuso !) (Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes) Por Igor Pantuzza Wildmann “Mon devoir…
  4. filme Os homens que não amavam as mulheres suecia | Duniverso - [...] foi assassinato e que o assassino é um membro de sua própria família, contrata a peso de ouro o…
  5. Mazzaropi Adoniran Barbosa raro video A Carrocinha 1955 | Duniverso - [...] de um italiano com uma portuguesa, Amácio Mazzaropi (sim este é o verdadeiro nome dele) se inspirou muito em…
  6. Água Mineral Santa Elizabeth – Institucional. | Duniverso - [...] institucional para o cliente Água Mineral Santa Elizabeth localizada no município de Sabará em Minas Gerais. Empresa de médio…
  7. Prefeitura de Juatuba em minas Obras na Cidade | Duniverso - [...] institucional para a Prefeitura de Juatuba em Minas Gerais. Tem uma particularidade que é o fato de ter [...]
  8. Pintura: Gouache e Caran D’ache. | Duniverso - [...] Foi inserido na capa do livro do desembargador Élsio Jeová, “O Resgate”, editora Armazém de Idéias. Aplicação feita sobre…
  9. xenom farois quem pode instalar no carro | WordPress - [...] não gostaria de ter faróis deste tipo no “carango”? Principalmente os adeptos das extensas estradas do nosso Brasil?! Acontece…
  10. Empresas valorizam mais o cérebro ou o coração | Duniverso - Desenvolvimento Sustentável - […] de ser reconhecido e a paixão que nos move no dia a dia. Eles não falam de preço baixo,…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *