MEU NOME É ALFABETO

MEU NOME É ALFABETO

Por Antônio de Oliveira

Na verdade, meu nome completo, em português, tem 26 letras. Oficialmente, eram 23. As letras k, w e y, eu as acolhi, formalmente, a partir de 1.° de janeiro de 2009.

Penetras, entraram de gaiatas no meu time e se deram bem em palavras estrangeiras e em algumas abreviaturas padronizadas. Entendi, então, que elas deveriam ser incorporadas no meu nome. Afinal, Pelé é conhecido como Pelé, Lula como Lula… apelidos que dizem mais que o próprio nome completo, que quase ninguém sabe de cor.

Meu nome, Alfabeto, corresponde às duas primeiras letras do alfabeto grego: alfa e beta. Apesar de a língua que eu represento ser pautada pelo latim, Alfabeto é mais usado que meu nome de origem portuguesa: Abecedário, de a,b,c,d + o sufixo ‘ário’.

Grécia foi subjugada por Roma, que era mais voltada para questões práticas, de natureza econômica e militar. Horácio, conhecido como um dos maiores poetas de Roma Antiga, eternizou esse dado em dois versos:

“Graecia capta ferum victorem cepit et artes

Intulit agresti Latio…”

Mais tarde, pois não de imediato, a Grécia, mesmo conquistada, despertou nas classes elevadas do agreste Lácio, feroz vencedor, o gosto pela cultura.

O dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2001, 1.ª ed., transcreve quatro epígrafes, duas das quais mais ou menos com o mesmo sentido.

De Ludwig Wittgenstein:

“Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo.”

De Vergílio Ferreira:

“Uma língua é um lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e agir”.

De A a Z, sou roteiro seguido pelos dicionaristas, mundo falante que se circunscreve em 26 letras. E pensar que o universo musical se realiza numa escala de apenas sete notas. Em contrapartida, no Apocalipse, Cristo é alfa e ômega, primeira e última letras do alfabeto grego, isto é, princípio e fim de todas as criaturas… O nível de conhecimento de cada pessoa vai até onde seu vocabulário alcança. Daí a importância da leitura para ampliar o vocabulário. Meu nome é Alfabeto. À sua disposição em 2021.

Professor | Escritor | Poeta
Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
| email:  [email protected]
| endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Photo by Peter Galbraith from FreeImages

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours