Renovação Pascal

Renovação Pascal

Por Antônio de Oliveira

Caindo em terra, se o grão de trigo não morre, permanece infecundo; se morre dentro da terra, produz muito fruto. Também um lavrador plantou, no seu sítio, um pequenino broto. Esse broto agradeceu a terra fértil e germinou uma árvore. As aves do céu vêm aninhar-se nos seus galhos.

Páscoa (Pessach) é convite para uma reflexão séria de renovação, de alma lavada a jato, enxaguada, de roupa nova, de veste branca; de balanço espiritual, de revisão de conceitos e comportamentos. Todos nós realizamos a nossa páscoa, seja pela presença de cada pessoa fazendo a história da humanidade seja pela própria história da humanidade.

Independentemente de pontos de vista ou de crenças pessoais, é a mesma estrada da vida por caminhos de pedra. Passagem de uma dimensão para outra. Travessia do mar, vermelho de sangue da escravidão para a terra onde corre leite e mel.

Passagem do homem velho para o homem novo, renascido espiritualmente sem ter que voltar ao seio materno. Do ódio ao perdão. Vingança não! Da corrupção ao mea-culpa e à reparação material. Do radicalismo ideológico e religioso ao respeito mútuo. Das trevas à luz. Da morte à ressurreição. Repartir o pão. Pão da vida, pão da cultura, pão do saber, pão da dignidade humana. As bombas cessem de semear a morte, dê-se reconciliador aperto de mãos. Da descrença nacional à utopia afogueada do El Dorado perdido. Minha casa agora é minha. Não era meu aquele lugar.

Páscoa, em 2017, é apanágio de esperança num Brasil melhor: na política, na distribuição de renda, no combate à violência, à corrupção, à demagogia, à falta de ética no dia a dia e na vida pública. Dentro de um mundo dinâmico, renovação depende de nós e carece de revisões periódicas, manutenção, combustível espiritual, calor divino e humano. O povo está cansado de uma classe que entronizou para si o arbítrio e o privilégio. Honestidade já!…

Essa a maneira de “passar” o país a limpo. Feliz Páscoa de renovação!…

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *