História de Belo Horizonte: vídeo antigo produzido em 1949. Relíquia imperdível

História de Belo Horizonte: vídeo antigo produzido em 1949. Relíquia imperdível

Este documentário que mais parece um daqueles clássicos antigos de Hollywood, produzido pela agência americana Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA) responsável na época pelas negociações e acordos comercias para países sul-americanos da era Roosevelt pós-guerra é simplesmente SENSACIONAL!
Cerca de 17 minutos de filmes mostra uma linda metrópole jamais vista pela maioria das pessoas que estão lendo este texto agora (eu pelo menos não era nascido na época, rsrs).

Segundo os idealizadores a finalidade do projeto era apresentar para o mundo uma das primeiras cidades nascidas de um planejamento tanto arquitetônico quanto urbanístico ou seja Belo Horizonte a capital de Minas Gerais.
O prefeito na época era Juscelino Kubitschek que depois chegou à presidência do Brasil.
Alguns dizem que isto foi coisa dele. Será?
Veja os vídeos e dê sua opinião!
Só pelas belíssimas e impressionantes imagens feitas 62 anos atrás já vale o filme!
Grande abraço!

Parte 01:

Parte 02:

Fontes:
youtube.com
coletivoa4.org

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

5 Comments

  1. Parabena. Excelente ideia de apresentar reportagens que trazem a lembrança os áureos tempos. Esta reportagem me reporta a terra onde nasci na década de trinta onde
    participei das traquinagens no Parque Municipal.
    Na ocasião dessa reportagem eu estava Recém-Casado contribuindo com o crescimento desta cidade. Obrigado pelas boas lembranças.

  2. Muito boa a matéria, melhor ainda a ideia de trazer para os dias de hoje, algo perdido no tempo. Um povo que não conhece seu passado, certamente não reconhece sua história! Parabéns! Como sempre você deu um show de inteligência e sabedoria!

  3. Vou acabar achando que sou inteligente mesmo, pois, minha namorada é a mulher mais linda do mundo!

  4. Inteligente para você é pouco…GÊNIO! Sou muito feliz porque tenho privilégio de ter você ao meu lado. Todos os dia aprendo muito com você.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fotógrafo Marc Riboud expõe em Belo Horizonte | Duniverso. Vida inteligente na WEB. - [...] em Engenharia pela Ecole Centrale de Lyon em 1953 obteve uma publicação na revista Life de uma foto sua…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *