Energia limpa e autossustentável vinda do mar em Pécem, Ceará

Energia limpa e autossustentável vinda do mar em Pécem, Ceará

Nomeada de Energia Maremotriz, esta sensacional tecnologia que tira energia do mar, ou melhor, das ondas, já está no Brasil e produzindo!

À primeira vista fiquei intrigado em saber como seria isto mas após ver o vídeo, muito esclarecedor por sinal, compreendi perfeitamente.
Fiquei deveras encantado com o engenhoso, e ao mesmo tempo simples, mecanismo de uma usina de energia maremotriz (conhecida também como energia das marés).
Quem diria que “o balanço do mar” um dia geraria energia elétrica?

usina-maremotriz-pecem-brasil-04

E esta tecnologia não é muito nova não, a primeira usina desse tipo surgiu na cidade de La Rance na França um ano após o meu nascimento (rs): 1966.

usina-maremotriz-pecem-brasil-05

Está no Ceará, Brasil a primeira usina da América latina com essa tecnologia, tendo custo quatro vezes superior ao de uma hidrelétrica. Porém a médio e longo prazo são totalmente viáveis, não gerando custos arrasadores com o meio ambiente e com as pessoas que normalmente sofrem muito em função de sua instalação, que em muitos dos casos dizimam parte enorme de terra habitável ou preservada.
O meio ambiente e nosso bolso agradecem e muito o investimento nesta tecnologia. Mesmo porque quanto mais usinas de energia maremotriz forem construídas, mais o custo cairá, e a saúde do planeta aumentará e agradecerá!

Veja o vídeo incrível da usina de Pécem:

Em uma época onde cada gota de água é importante para o nosso planeta, todo tipo de energia gerada de forma autossustentável, será muito bem-vinda!
Existem, claro, outras formas de captação de energia a partir dos mares e isso é muito bom, são energias limpas e ecologicamente corretas, uma vez que não agridem de forma nenhuma o meio em que vivemos.

usina-maremotriz-pecem-brasil-02

Então pessoal, vamos nos movimentar e apoiar todo e qualquer projeto neste sentido, pois os maiores ganhadores seremos nós mesmos.
Eu já apoiei.
Tenho dito!

Imagens:
papouniv.com.br

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *