Como usar o salto alto sem machucar os pés

Como usar o salto alto sem machucar os pés

O salto alto é o amigo de muitas mulheres, que combinados com diferentes looks deixa o visual mais elegante e sofisticado. Porém, o uso do salto alto com frequência pode ocasionar em problemas funcionais, dores fortes nos pés, tornozelos, dor nas pernas, na região da lombar, causar alterações nas curvas da coluna vertebral e até o encurtamento dos tendões e músculos da panturrilha.

Os problemas desenvolvidos pelo uso do salto alto acontecem pela falta de apoio e estabilidade do calçado e quanto mais fino o salto maior é a dor. Existem algumas medidas que ajudar a evitar as dores e amenizar os problemas. Veja abaixo algumas dicas sobre como usar o salto sem machucar os pés.

Escolha do modelo

Alguns modelos com saltos mais grossos, estilo plataforma ou aqueles que oferecem salto também na parte da frente (peep toe) prejudicam menos os pés, além de serem mais confortáveis.

Melhor hora para comprar

O melhor momento para comprar calçados é no final da tarde e noite, pois os pés costumam estar mais inchados nesses horários, assim é possível experimentar um calçado que ficará confortável em qualquer situação.

Imagem: reprodução pixabay.com

Caminhe de forma correta

É muito importante saber andar de salto, pois o peso que será distribuído aos pés faz toda diferença no final da tarde. Jamais sobrecarregue o peito do pé, o correto é pisar primeiro com o calcanhar e desenrolar até os dedos, ou seja, calcanhar, peito do pé e dedos e mantenha sempre o pé firme nessa posição.

Palmilhas

O tipo de pisada pode fazer a diferença, pois é o que determina a distribuição do peso sobre os pés. O problema pode estar no calçado ou no seu tipo de pisada, para isso existem palmilhas feitas sob medidas que ajudam a corrigir a pisada em qualquer tipo de calçado. A palmilha certa pode ajudar a prevenir dores e evitar problemas maiores como inflamações nos pés.

Outra dica é usar os adesivos de silicone, eles ajudam a absorver o impacto sobre os pés.

Cuide dos pés

Procure alternar os dias que usar saltos com calçados mais baixos, assim você oferece um descanso para os pés.

Alongar os pés e pernas antes e após o uso do salto também contribui para amenizar os problemas causados pelo salto alto.

Para amenizar as dores e o inchaço compressas de gelo, massagens e apoiar os pés sobre uma almofada, por exemplo, ajudam a melhorar a circulação e aliviar as dores.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *