Aprenda a organizar o espaço na cozinha

Aprenda a organizar o espaço na cozinha

Não é de hoje que casas e apartamentos estão adotando formatos cada vez mais compactos em seus projetos arquitetônicos. Essa é uma tendência muito comum, principalmente em grandes centros urbanos, onde cada metro quadrado dos imóveis é muito disputado.

E um dos cômodos que precisa de maior versatilidade e organização é a cozinha. Não importa se ela é voltada apenas para o preparo das refeições do dia a dia ou equipada para verdadeiros feitos gastronômicos: cozinha precisa ser prática e funcional. Veja algumas dicas e macetes para otimizar a sua.

Fogão

Peça como os painéis e cooktops podem ser instalados próximos á bancadas e pias, facilitando a manipulação das preparações. Vale lembrar que grande parte dos fogões é alimentado com GLP, e alguns cuidados básicos devem ser tomados.

Não coloque botijões em locais fechados, como armários ou gabinete da pia e jamais atravesse a sua mangueira pela parte de trás do fogão. Apesar de ser um combustível versátil e acessível, trata-se de uma substância altamente inflamável e explosivo.

Geladeira

Instale eletrodoméstico longe de fontes de calor e das chamas do fogão. Calcule bem o espaço destinado à abertura das suas portas para que elas não bloqueiem passagens e corredores. Organize os alimentos em seu interior para que a temperatura interna se espalhe por igual e não se esqueça de identificar os alimentos congelados no freezer.

Imagem: reprodução pixabay.com

Mesa

Mesas dobráveis podem poupar muito espaço em cozinhas menores, principalmente para as refeições do dia a dia. Há, inclusive, opções ainda mais compactas, como bancadas que podem ser acopladas às paredes ou outros móveis, como os armários.

Caso ela seja indispensável durante a preparação dos alimentos, invista em materiais impermeáveis e que facilitam sua limpeza, como vidro ou resinas plásticas.

Armários

Armários planejados de acordo com as dimensões da cozinha são extremamente funcionais, mas nem sempre cabem no orçamento para a organização do cômodo. Uma saída criativa e simples é destinar os armários com porta para o armazenamento de alimentos e instalar prateleiras e ganchos para as panelas e eletrodomésticos, aproveitando todos os espaços disponíveis nas paredes

Utensílios e eletrodomésticos

Guardar os utensílios da cozinha em divisões determinadas pelas suas funções pode poupar tempo e espaço. Por exemplo, talheres, raladores, processadores, formas e panelas devem ficar mais próximos do fogão e da superfície voltada à preparação dos alimentos. Já os potes, travessas, copos e pratos podem ser guardados separadamente próximos à mesa e à geladeira.

Mesmo uma cozinha pequena precisa de organização espacial e de suas ferramentas de trabalho para melhorar a rotina de cozinheiros iniciantes e até dos mais experientes. Essas pequenas mudanças vão tornar as suas atividades mais ágeis e agradáveis.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *