UMA VISÃO D’O PEQUENO PRÍNCIPE

UMA VISÃO D’O PEQUENO PRÍNCIPE

Por Antônio de Oliveira

Não considero O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, leitura propriamente infantil, como foi indicado durante muito tempo. Prefiro apreciar o livro como um “pequeno” ensaio de filosofia. Sim. Isso mesmo.

Li O Pequeno Príncipe aos 15 anos, pela primeira vez, quando ainda não o sabia compreender. Falo por mim, claro. E li outras vezes, mais tarde, procurando sentir mais do que compreender. Deixando-me levar pela meiguice do príncipe, pelo atrativo das gravuras e pelo caráter impactante de algumas frases. Aos 82, continuo achando que O Pequeno Príncipe tem doçura e profundidade. Vale, com efeito, questionar as diversas visões de mundo. No caso, tomo como exemplo a mentalidade do acendedor de lampião que habitava o quinto planeta visitado pel’O Pequeno Príncipe:

– “Bom dia. Por que acabas de apagar teu lampião?

– É o regulamento, respondeu o acendedor. Bom dia.

– Que é o regulamento?

– É apagar meu lampião. Boa noite.

E tornou a acender.

– Mas por que acabas de acendê-lo de novo?

– É o regulamento, respondeu o acendedor.

– Eu não compreendo, disse o principezinho.

– Não é para compreender, disse o acendedor. Regulamento é

regulamento. Bom dia.

E apagou o lampião.”

O livro questiona sem dar respostas… Como em filosofia: mais perguntas que respostas. Ou… muitas respostas. Talvez não seja para compreender mesmo… mas para meditar. Excelente manancial para reflexão, em tempos de coronavírus, no recôndito dos lares ou na linha de frente do pessoal da área da saúde. Para esse pessoal, um lenitivo, um frescor nos “pequenos” intervalos.

O Pequeno Príncipe já foi leitura indicada a candidatas ao título de miss, durante a maratona do concurso. Um marketing imantado. Sem dúvida, um fenômeno o consumo dos ingênuos questionamentos do pequeno grande príncipe. Aceitação não alcançada por doutos tratados. A vida tem dessas coisas. Saint-Exupéry desapareceu em um acidente de avião. Deixou-nos O Pequeno Príncipe caindo n’alma…

Professor | Escritor | Poeta
Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
| email:  [email protected]
| endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Photo by fabrizio turco from FreeImages

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours