O PODER DAS LETRAS

O PODER DAS LETRAS

Tal é o poder da palavra que ela passou a ser usada como terapia, a chamada logoterapia,palavra grega que significa cura pela palavra. Os terapeutas trabalham com a escuta de palavras.

Por Antônio de Oliveira

Eu sou o Alfabeto. O input da língua que você fala. É fantástico o poder de minhas letras. Nas bibliotecas deveria constar o alfabeto em lugar de destaque… Tudo se encaixa, dentro de mim, verbalizado com rigor. Sou o índice referencial de dicionaristas e lexicógrafos, de A-Z, e de quem escreve: o começo, o meio e o fim. O dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2001, 1.ª ed., é um calhamaço de verbetes à disposição. Pesa quatro quilos. Quatro quilos de 26 letras multiplicadas n vezes, o que significa número inteiro indeterminado.

Letrinha poderosa, essa. É verdade que, como consoante, é escoltada, de um lado e doutro, pela vogal ‘e’, para ser pronunciada: ene. Mas que se torna n coisas, uma expressão polissêmica, com n significados. Quem escreve em português se atém, basicamente, a menos de três dezenas de letras. Grandes escritores “pintam o diabo” usando vogais e consoantes.

Eu, Alfabeto, sou, deles, o início, o meio e confins sem fins… Decodificam e decifram as letras e as semeiam ao longo do caminho da mina, da mina donde brota a criação literária. Maravilha! Não cobro taxa, nem de uso nem de manuseio nem de manejo. Utilização grátis. Também não há a opção “pular anúncios”, pois quem cobra é quem anuncia e eu sou objeto (letra) de uso.

Relata-se, no Gênesis, que no princípio Deus criou céus e terra usando a palavra; E Deus disse… João também introduz seu evangelho dizendo: No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. O evangelista morou em Éfeso. Aí, a partir do século VI a.C., o filósofo Heráclito levantou a questão de um princípio fundamental que explicasse as mudanças na natureza. Parece, pois, que, para o evangelista, esse princípio seria o Lógos, em grego, ou Verbo, verbo divino, verbo eterno, palavra plena, na plenitude dos tempos. Então o Verbo se fez carne, a carne se faz verbo e a palavra, formada por letras, preside à reinvenção do mundo.

Professor | Escritor |  Poeta
Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
email:  [email protected]
endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Photo by Sebastian Danon from FreeImages

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours