FESTAS JUNINAS

FESTAS JUNINAS

Por Antônio de Oliveira

Juninas porque são comemorações realizadas, durante o mês de junho, em honra a três santos populares: Santo Antônio, dia 13; no dia 24, São João, e, no dia 29, São Pedro. Pedro era pescador e foi líder dos apóstolos. Santo Antônio é considerado santo casamenteiro. Franciscano, é conhecido como de Pádua, Itália, mas nasceu, em Lisboa, em 1231. São João, além de ter batizado Jesus, foi o primeiro a proclamá-lo Messias.

Ao lado de uma fogueira são servidas comidas e bebidas típicas. Como canjica, caldo de feijão, quentão, pamonha e outros alimentos tendo como base o milho. Dança-se a quadrilha. Pares vestidos com roupa típica, crianças e adultos. Na cabeça, chapéu de palha. Rostos pintados.

significado das festas juninas no Brasil

O lendário corre por conta de criativas manifestações de religiosidade, numa doce noite de junho, como na noite de “São João do Carneirinho” de Luiz Gonzaga:

Eu plantei meu milho todo no dia de São José.

Me ajuda a providência,

Vamos ter milho à grané

Vou coiê pelos meus caico

20 espiga em cada pé

Ai São João, São João do Carneirinho

Você é tão bonzinho.

Fale com São José, fale com São José

Peça pra ele me ajudar

Peça pra meu milho dá.

 

A tradição retrata o justo José como um homem idoso. Já o austero João Batista, do alto do mastro levantado, é uma criança meiga segurando um carneirinho no colo. Afinal, existe aí alguma relação, pois, assim como os anjos anunciaram, com grande alegria, o nascimento de Jesus como uma boa nova, João Batista anuncia o início da vida pública do Cordeiro de Deus. A tradição considera São João um santo festeiro, cuja data deve ser comemorada com uma fogueira. Desde a antiguidade pagã, ao redor de uma fogueira davam-se os encontros e se comemoravam festas, à noite. Segundo a lenda também, o marido de Isabel, mãe de João Batista, teria acendido uma fogueira para anunciar o nascimento do filho. De Nazaré, Maria e José teriam tomado conhecimento do nascimento de João.

Professor | Escritor |  Poeta
Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
email:  [email protected]
endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Imagem de Daniel Ribeiro Cortat Arastoro por Pixabay

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours