CUPIDO

CUPIDO

Por Antônio de Oliveira

Deus do amor, Eros entre os romanos. o mais belo dos deuses gregos. Ambos com as mesmas características. Cupido era filho de Mercúrio, deus mensageiro, e de Vênus, a deusa da beleza e do amor, que nascera da espuma do mar. Quando representada saindo das ondas, lembra Iemanjá. Na mitologia grega, Afrodite. Célebre é a estátua da Vênus de Milo, encontrada na ilha grega de Milo, em 1820. Faltam-lhe os braços. Pode ser vista no Museu do Louvre.

Júpiter, prevendo as confusões que o deus sedutor, Cupido, iria aprontar, ordenou a Vênus que se desfizesse dele, fazendo-o desaparecer. A deusa, então, ocultou-o num bosque onde seria amamentado por leoas. Quando se sentiu independente, passou a confeccionar setas de cipreste. Treinando sua pontaria, adestrou-se na arte de fazer dos homens o alvo de seus dardos certeiros.

Cupido é representado num garotinho alado, como se fosse um anjo, carregando flecha e arco retesado, e uma aljava, cabelos dourados e encaracolados. Quanto à flecha, Ésquilo, o criador da tragédia grega em sua forma definitiva, usa, para significar as flechas, curiosa metáfora: “serpentes sibilantes de asas brancas”. Cupido tornou-se a personificação do amor. O nome significa também, por extensão, galanteador.

De Luís de Camões, em Os Lusíadas: “O frecheiro (Cupido), que contra o céu se atreve, / A recebê-la vem, ledo e contente, / Vêm todos os cupidos servidores, / Beijar a mão à Deusa dos amores.” Também de Camões, em Rimas: “Destarte o coração, que livre andava, / …. / onde menos temia, foi ferido. // Porque o Frecheiro cego me esperava, / …. / em vossos claros olhos escondido”.

Cupido é associado ao Dia dos Namorados atingidos pela seta do amor. Dia que comemoramos, até hoje, minha esposa e eu, após décadas de casamento. Pelo futurista Grafitti “Passam o meu e o seu nomes ligados / Por uma seta de Cupido, filho de Afrodite”.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Photo by Nick Yee from FreeImages

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.