Homenagem de Rice Araújo a Antônio Abujamra

Homenagem de Rice Araújo a Antônio Abujamra

Antônio Abujamra, nascido em Ourinhos (São Paulo) em 15 de setembro de 1932 foi um diretor de teatro, ator e apresentador brasileiro, sendo um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros.
Era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor ácido e crítico em relação aos tabus sociais.
Estudou filosofia e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde iniciou sua carreira como ator, na segunda metade dos anos 1950.
Sua estreia profissional foi em 1961, quando dirigiu Raízes, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker.
Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi e, como ator, teve atuação destacada.
Em 1998, esteve em Monte Carlo, principado de Mônaco, ao lado de celebridades como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin, no júri do Festival Mundial de Televisão, como único latino-americano convidado.

morre-Antonio-Abujamra

Comandou o programa Provocações, da TV Cultura, no ar desde 6 de agosto de 2000, onde adotou um estilo audacioso de fazer entrevistas . O programa era exibido às terças-feiras à noite, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira. O último programa foi exibido no dia 21 de abril, tendo o humorista Eduardo Sterblitch como convidado .
Abujamra morreu aos 82 anos, em consequência de um infarto, ocorrido enquanto ele dormia, no dia 28 de abril de 2015, na cidade de São Paulo
Por ironia do destino, no programa Provocações, Abujamra sempre perguntava ao entrevistado como gostaria de morrer, ante as repetidas respostas “em casa, dormindo”, o apresentador costumava debochar do convidado.
Saiba mais na fonte clicando aqui.
Conheça mais trabalhos do Rice clicando aqui.
Grande abraço!

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *