Conheça as atrações e passeios que você pode fazer em sua primeira visita ao Pantanal

Conheça as atrações e passeios que você pode fazer em sua primeira visita ao Pantanal

Decidiu que o destino das suas férias é o Pantanal, mas não sabe quais as atrações que valem a pena? Confira o que você pode fazer quando for pela primeira vez a maior planície alagável do mundo.

Sobre o Pantanal

É impossível não se encantar com tanta beleza que o Parque Nacional do Pantanal apresenta, pois é considerado um dos lugares mais belos e singulares do mundo. Está situado no extremo oeste da área de divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é formado pela Bacia do Rio Paraguai, sendo uma área de extrema beleza cênica, pelo contraste entre a baixada pantaneira e algumas serras próximas à fronteira da Bolívia.

A Natureza no Pantanal é única e exuberante, onde a fauna e a flora abundantes encantam a todos que o visitam. No período da cheia, que vai de outubro a março, observa-se a  justificada lenda que diz ser o Pantanal ,originalmente, um imenso mar interior – o Mar de Xaraes, o Rio Aquidauana, um dos principais afluentes do Rio Paraguai, é considerado um dos mais importantes do Brasil.

Nasce na Serra de Maracaju, atravessa a cidade que leva seu nome e junta-se ao Rio Miranda nas proximidades do Passo da Lontra, na Estrada Parque do Pantanal. No período da vazante, quando o rio volta ao seu leito normal, as águas represadas formam pequenas lagoas com ecossistema próprio. Em espaços pequenos podem ser identificadas muitas formações vegetais diferentes, evidenciando uma flora exótica. É a vegetação típica do pantanal que direcionou a atividade das fazendas pantaneiras , para a criação de gado, e pousadas no pantanal,  pois permite o livre pastoreio e passeios incríveis.

O que você pode fazer:

Estrada Parque: Para quem gosta de aventura, uma boa opção é a visita a Estrada Parque. São 120km de estrada, entre Corumbá e Miranda, que permite ao turista observar animais selvagens e a paisagem pantaneira. O passeio pode ser organizado com guia num tour ou você pode se aventurar por conta própria alugando um carro. Só fique atento ao período de chuvas, de janeiro a junho, pois algumas partes ficam alagadas e é preciso um veículo que dê conta do recado. O percurso dura cerca de 4 horas, mas não se preocupe que existem pousadas ao longo do caminho que possuem restaurantes.

Passeios de barco: Esse tipo de atividade é quase um ritual que todos os turistas precisam passar ao visitar o Pantanal. Você pode pegar uma chalana, um barquinho a remo com poucas pessoas ou embarcações mais luxuosas. Mas uma dica, os barqueiros pantaneiros tem uma visão mais aguçada para encontrar os animais, pode ser uma boa pedida investir em passeios com barcos menores!

Focagem noturna: A vida noturna dos animais do Pantanal também virou turismo e uma das atividades mais populares. Pode ser feita de carro ou de barco e te dá a oportunidade de ver o comportamento dos animais a noite, com sorte até as onças pintadas você encontrará.

Um dia de pantaneiro: Você também pode passear pelas áreas alagadas a cavalo, como um típico pantaneiro. É uma atividade tranquila e até as crianças podem fazer!

Grande abraço!
Press Office!

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *