Vai construir? Confira quais as medidas ideais para uma casa confortável

Vai construir? Confira quais as medidas ideais para uma casa confortável

Cada vez mais têm surgido projetos de moradia minimalistas, onde quase tudo é feito no mesmo cubículo e isso prova que se pode construir e planejar os menores ambientes para se “resolver” todas as atividades da rotina de uma casa. E ao contrário das novas tendências, para os projetos antigos de arquitetura, quanto maior melhor, o problema é que não se deve construir nenhum ambiente sem planejamento.

Você com certeza já entrou em um banheiro enorme onde dentro só existia uma pia, um vaso sanitário, um box e chuveiro, todos com tamanhos que caberia de forma ideal em um ambiente com a metade daquele tamanho, esse é um exemplo de ambiente mal planejado.

Os profissionais e faculdades de arquitetura tem estudado muito sobre como construir um ambiente do tamanho ideal para o cada estilo de vida e acabar por exemplo com problemas, como um quarto que quando se coloca uma cama de casal e um armário de 4 portas, ou se anda no ambiente ou se abre a porta, ou ainda uma cozinha onde a porta é tão estreita que não passa nenhuma geladeira ou fogão.

E para facilitar seu planejamento de organização da sua casa, vamos elencar algumas dimensões indicadas como mínimas para alguns ambientes, veja:

Sala – a porta deve ter 60cm no mínimo, e 80cm para passagem de cadeirantes. A distância entre o rack e a mesa de centro dever ser no mínimo de 40cm, entre o sofá e a parede é necessário 10cm de distância caso precise de cortina atrás do sofá.

Quarto – cada corredor deve ter no mínimo 60cm para que se tenha uma circulação agradável no ambiente, esses corredores normalmente ficam entre a cama, as paredes e guarda-roupa.

Cozinha –  corredor com no mínimo com um 1m para garantir a movimentação de 2 pessoas e uma porta com 80cm para garantir a passagem dos eletrodomésticos.

Gostou das dicas? Que tal pegar uma fita métrica e organizar melhor os espaços da sua casa, para garantir uma rotina mais confortável?

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *