O carro dobrável Hiriko será vendido em 2013

O carro dobrável Hiriko será vendido em 2013

O projeto HIRIKO é um novo conceito de mobilidade urbana. Uma nova forma de compreender a relação entre a cidade, seus cidadãos e seus veículos. Tecnologicamente muito avançado o veículo que também é 100% elétrico foi concebido a partir da preocupação em oferecer soluções inovadoras para a mobilidade urbana, tornando as cidades mais sustentáveis, mais sociais e mais inteligentes.
O carro de dois lugares que já é bem compacto, pode dobrar-se para caber em espaços mais reduzidos ainda (reduz 25% do seu tamanho) e segundo seus fabricantes, estará à venda no próximo ano (2013) por cerca de €12.500 euros.
Para se ter uma idéia, em espaço onde caberia apenas um carro médio cabem até três Hikiros.

O conceito por trás do carro elétrico Hiriko urbano foi concebido originalmente pelo falecido William J. Mitchell e seu desenvolvimento comercial começou em 2010 no Parque de Ciência de Alava através do consórcio Hiriko Driving Mobility que inclui sete companhias espanholas sob a promoção e liderança da Associação para o Desenvolvimento e Promoção de Atividades Industriais e Desporto de Alava (AFYPAIDA).

O microcar que pesa menos do que 500 kg é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que permite autonomia de 120 km. Os motores da unidade estão localizados dentro de cada uma das quatro rodas, e tem uma velocidade máxima controlada eletronicamente de 50 km/hora. O consórcio tem planos para desenvolver três versões: Microcar Fold , agora em pré-produção e de testes, o Alai, um conversível e o Laga um caminhão pequeno.

Assista o vídeo de um protótipo Hiriku Dobrável em ação.

A princípio parece ser uma excelente ideia. Vamos esperar para ver!
Grande abraço!

Fonte:
hiriko.com

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *