Dicas para evitar acidentes com o botijão de gás

Dicas para evitar acidentes com o botijão de gás

O GLP, conhecido como gás de cozinha, é uma mistura de gases extraídos do petróleo. Sua utilização é ampla, mas ele é especialmente presente nas cozinhas brasileiras. Além de ser uma energia limpa, o GLP é facilmente armazenado em cilindros ou botijões, sendo próprio para vários tipos de uso. Mas para evitar acidentes com os botijões na hora da instalação de gás em casa, siga algumas dicas:

  • Quando for realizar a troca ou instalação de um botijão, certifique-se de que o registro de gás está fechado e que não há nenhuma fonte de fogo por perto.
  • Todas as bocas do fogão também devem estar desligadas na hora da instalação.
  • Antes de iniciar a troca de botijão, feche todos os queimadores e o registro geral de gás e se certifique não haver nenhuma fonte de ignição próxima. Manuseie o botijão com cuidado: ele não deve ficar e nem ser manuseado ou transportado na horizontal.
  • Na instalação, retire o regulador de pressão do gás do botijão antigo e encaixe-o sobre a válvula do novo botijão. Para isso, nunca utilize alicates ou outras ferramentas que possam causar danos. Utilize apenas as mãos.

Imagem: reprodução pixabay.com

  • Depois, confira se o novo botijão possui um lacre de segurança do INMETRO obrigatório. Se não houver, você deve devolver o botijão. Ter certeza de que você adquiriu o botijão de uma empresa confiável é a maior garantia de que você comprou um produto seguro e de qualidade.
  • Veja também as condições da mangueira do botijão! Muitas pessoas não prestam muita atenção nesses detalhes, mas eles importam e muito! Por exemplo, a mangueira não deve ter mais de 80 cm e deve estar dentro do seu prazo de validade de cinco anos. Ela também não deve ficar próxima à fontes de calor, como atrás do fogão por exemplo.
  • É essencial, depois do processo de instalação do gás, fazer o teste de vazamento. Basta passar uma esponja com espuma sobre a válvula do botijão. Se surgirem bolhas, há vazamento e o processo de instalação deve ser repetido!

Tome muito cuidado ao manusear botijões de gás.

Grande abraço!

Press Office

 

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *