Na contramão da crise, e-commerce cresce no Brasil
Setor faturou mais de R$53 bilhões em 2016 e projeção para 2017 continua positiva
O comércio on-line vai contra a maré da crise e mostra resultados positivos em 2017. É o que mostram dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De acordo com informações da instituição, o país conta com 71 mil lojas que faturaram R$53,4 bilhões em 2016. Um aumento de 11% em relação a 2015. A projeção é alcançar cerca de R$ 60 bilhões em 2017. Analisando o perfil do seu negócio, um e-commerce que representa uma loja física, uma loja exclusivamente digital ou uma página para ter uma renda extra, o fundamental é saber qual é a melhor hospedagem de sites.
Afinal, vários fatores são relevantes na escolha. Segurança, capacidade de tráfego, preço mensal, plataformas digitais e facilidade de manuseio são características essenciais para evitar dor de cabeça e garantir a satisfação do cliente.
O capital para investir nessa modalidade de negócio não é muito alto e a hospedagem pode ser um inconveniente se não oferecer um bom custo benefício. E é preciso pensar além. Opções de pagamento com as mais diversas bandeiras de cartões, pagamento seguro, geração de boleto e mobilidade fazem do e-commerce uma ferramenta útil para quem não quer perder tempo em uma loja física e busca receber o produto em casa. Pensando nisso, o empreendimento deve contar com a plataforma que agrade seu bolso e a navegação de quem procura seus produtos, entrando aí a visibilidade e alcance da sua página na internet.
Prevenção
Para prevenir ataques e garantir a segurança, são necessários três pilares da segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Isso e as rotinas internas de manutenção e segurança para proteger dados dos clientes e da empresa. É fundamental que haja monitoramento constante para diminuir riscos. Afinal, o que garante o sucesso de um empreendimento na internet é a reputação.
Certificados de segurança auxiliam a evitar compras fraudulentas. É bom pensar na segurança do site e da loja, além do cliente. Todas essas características precisam ser pensadas de início para consolidar o e-commerce, e o primeiro passo é escolher a melhor hospedagem de sites.
Por Jacqueline Gonçalo
Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Press Office
Imagem: sxc.hu