Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff

05/03/2010

Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff

Inspirado no livro “Feijoada no Paraíso” de Marco Carvalho, Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff, segue a trajetória do cinema de qualidade brasileiro, que tem em um de seus pontos altos o coreógrafo chinês de Hong Kong, Huen Chiu Ku (o Dee Dee) responsável pelas cenas de ação do filme. Dee, simplesmente dirigiu as cenas de ação de “kill Bill” (Quentin Tarantino) e do épico “O Tigre e o Dragão”, ganhador de quatro Oscars em 2001.

Estreando em cinema, o diretor João Daniel Tikhomiroff (que já levou para casa mais de 40 Leões de Ouro no festival de publicidade de Cannes), teve um orçamento de R$ 10 milhões para realizar o longa.

Com Gilberto Gil assinando a canção tema do filme, Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff é um filme de ação que se passa na década de 20 no Brasil, onde escravos recém libertados pela lei áurea de 1888 (extremamente tardia em comparação com o mundo), se encontravam desamparados e à mercê do poderio dos coronéis, autoridades e os mais abastados da época (Será que a escravidão acabou mesmo? De verdade? Hum!?!?!).

A personagem protagonista, Besouro, que segundo as diversas lendas sobre ele, voava, é o grande herói de seu povo. Exímio capoeirista, é o defensor dos fracos e oprimidos.

Besouro foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da física, desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão, transformando-se num herói.

Aventura, paixão, misticismo e coragem são os temperos deste longa que foi também uma das atrações da mostra Panorama do 60.° Festival de Berlim, sendo visto por 458.755 espectadores nos cinemas nacionais nas 11 primeiras semanas de exibição (segundo dados do Boletim Filme B).

Assista o trailer, e decida se vai conferir!

Detalhe:
Na época em que o filme se desenrola, a capoeira era proibida por decreto (e ficou até os anos 30, quando passou a ser permitida desde que acompanhada por policiais e em lugares fechados). Em 2008, virou patrimônio cultural brasileiro.

Ficha técnica

  • Direção: João Daniel Tikhomiroff
  • Gênero: Drama
  • País: Brasil
  • Ano: 2009 (estréia – 30/10/2009)
  • Duração: 120 min.
  • Cor: Colorido
  • Site: www.besouroofilme.com.br

Elenco:

Ailton Carmo, Jessica Barbosa, Anderson Santos de Jesus, Flavio Rocha, Irandhir Santos, Servílio de Holanda, Sergio Laurentino, Nilton Junior, Leno Sacramento, Chris Vianna, Macalé, Adriana Alves e Geisa Costa.

Fontes: veja.abril.com.br, mais.uol.com.br; besouroofilme.com.br; cineminha.uol.com.br;

Esclarecimento: na época que foi produzida a matéria, os sítios mencionados estavam ativos. Atualmente não conseguimos localizar nenhumsítio oficial do filme. Se encontrar, divulgue aqui pra gente.

Grande abraço!

Tags:, , , ,

2 thoughts on “Besouro, o filme de João Daniel Tikhomiroff”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile