Uso de Senha

Uso de Senha

Por Antônio de Oliveira

“Aquele a quem eu beijar é ele. Prendei-o!” Esse era o sinal combinadp com os soldados romanos. Com um beijo, Judas sela a traição ao mestre amigo, mediante propina. Desesperado, enforcou-se.

“Abre-te, Sésamo!” Essa era senha a com a qual o herói da história das mil e uma noites fazia abrir uma porta na caverna em que o próprio Ali Babá e os 40 ladrões escondiam seus tesouros. Sésamo ou gergelim é uma planta cujas sementes pequeninas são protegidas dentro de uma cápsula que se abre suavemente. A expressão latina in nuce, usada por Plínio, o Velho, refere-se a uma versão da Ilíada, que caberia escondidinha “em uma noz” , como hoje, num minúsculo “pendrive”, literalmente, caneta de transporte, ou o meio de transporte de dados.

“Tal dia é o batizado” foi o título do samba enredo da Portela, em 1967, homenageando a Inconfidência Mineira, em especial Tiradentes. O título do samba reproduz a “senha dos revoltados”, que seria usada para o dia da deflagração do movimento. “Bravos inconfidentes, intelectuais, vigários e coronéis, mais tarde foram traídos por Joaquim Silvério dos Reis, o delator”.

“Cripta”, como em criptografar, é uma palavra que traz embutida a ideia de lugar ou coisa secreta, subterrânea: fechadura e chave, chave mestra ou passe-partout, fechadura eletrônica, segredo para cofre, segredo de Justiça, segredo de confissão, impressão digital, escaneamento da retina, cartão magnético, controle remoto, leitura óptica.

Codinome é uma adaptação do inglês, code name, ‘nome de código’. Designa a identidade oculta dum indivíduo, nomeia secretamente uma operação, uma organização, um plano de ação. Na lista para repasse de propina destinada a políticos pela empreiteira Odebrecht aparecem codinomes como amigo, angorá, italiano, pós-italiano. Há também o segredo de polichinelo, aquele que é conhecido de todos, ou que se conta a uma pessoa de cada vez. Mas as senhas mais segredas se escondem no íntimo das pessoas.

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *