Saiba como manter o cérebro ativo durante as férias

Saiba como manter o cérebro ativo durante as férias

Como continuar trabalhando o cérebro? Aproveite os aplicativos que estimulam o desenvolvimento e não se esqueça dos livros

As tão esperadas férias escolares chegaram. Podemos aproveitar esse período de descanso da escola para continuar trabalhando o cérebro. A tecnologia pode nos ajudar a continuar aprendendo e exercitando-o. Os celulares vão além de receber ligações, fazendo com que você possa instalar aplicativos, que tem o intuito de aprimorar nossos conhecimentos, memória, concentração e velocidade de raciocínio de forma lúdica. É mais uma forma de usar a tecnologia ao nosso favor.

Cada mais vez aumenta o número de aplicativos voltados a atividades para nosso cérebro, uma ‘ginástica cerebral’. Esses aplicativos são disponíveis e de acordo com as mais diversas idades, diversos conteúdos e disciplinas diferentes. Listamos aqui alguns aplicativos para você não ficar parado nas férias:

Elevate: O aplicativo é voltado para melhorar a memória, concentração e ainda pode melhorar, por exemplo, seus conhecimentos em matemática. A ferramenta também personaliza qual área de conhecimento você pretende melhorar.

Duolingo: É uma ferramenta gratuita para o aprendizado de línguas. Ao baixar o aplicativo, você preenche e escolhe a língua que quer aprender, como inglês, espanhol, francês, e depois em que nível se encontra. A partir daí, uma série de conteúdos e exercícios são disponibilizados. É uma ótima forma de conhecer novas línguas e de aperfeiçoar as que já têm algum contato.

Fit Brains Trainer: Tem como proposta estimular concentração, memória, velocidade de raciocínio e a lógica, com 360 sessões de treinamento. O aplicativo mantém seu cérebro afiado usando-o diariamente.

Memrise: Também focado na memória e aprendizado de idiomas. A ferramenta apresenta uma técnica que permite ao cérebro aprender até 44 palavras por hora. As metas de aprendizado são personalizadas para cada usuário.

Contre Jour: esse jogo chama atenção pelo fato de jogador controlar as alterações no ambiente e não o protagonista, como é comum. Esse forma diferente de jogo faz com que as pessoas pensem mais e mais.

Little Things Forever: procurando objetivos no meio de um mosaico cheio de itens, o jogo faz com que gastem bastante atenção e tempo para encontrar o que é pedido.

Outra forma já conhecida da maioria dos estudantes de manter a mente em exercício é a leitura de livros. A leitura é sempre importante, em todas as fases da vida, e independente do livro, do seu gênero, o importante é o ato de ler. Com isso, também é criado uma rotina, o que facilitará os estudos posteriormente. Nas férias, a leitura é feita de forma mais natural, sem cobrança, o que pode fazer com que o conteúdo do livro seja ainda mais agradável.

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *