Recordista em alimento, Brasil sofre a falta de tecnologia

Recordista em alimento, Brasil sofre a falta de tecnologia

O Brasil é recordista em produção de alimento porém sofre a falta de tecnologia.
Com safra recorde de 150 milhões e setecentas mil toneladas de grãos, prevista pelo IBGE para 2011 o Brasil impera no reino das commodities e afunda em tecnologia no que diz respeito a exportação.

O que é uma commodity?

Commodity ou commodities, no plural, é um termo usado quando se faz transações com mercadorias de origem primária em estado bruto ou baixo grau de industrialização, por exemplo: trigo, algodão, arroz, feijão, petróleo, borracha, café, aço, prata, cobre, soja, minério, etc.

Como as commodities possuem “negociabilidade” e cotação mundial suas variações de preço interferem nos fluxos financeiros do planeta, ou seja, nas bolsas de valores.

O problema o qual chamamos atenção, não é o fato de produzirmos zilhões de grãos. Isto é ótimo, todo o mundo precisa de alimento.

O que ocorre é que exportamos matéria prima que os preços são bem baixos, e importamos os produtos industrializados feitos muitas das vezes com nossa própria matéria prima e que são bem caros.

Precisamos diversificar para equilibrar a balança comercial brasileira.

Então a ideia é pressionar e cobrar do poder público investimentos e projetos para fabricação de bens e produtos que possuam valor agregado (celulares, aparelhos de GPS, câmeras digitais, tratores, máquinas agrícolas, etc.) não só destinados a exportação mas também ao consumo interno.

Aí sim, caminharemos a passos largos em direção ao primeiro mundo, não esquecendo é claro, nunca das questões sociais e da educação.

Você concorda?

Grande abraço!

Fontes:
pt.wikipedia.org
iniciantenabolsa.com

Imagens:
sxc.hu

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

1 Comment

Add yours

+ Leave a Comment