Quem deve ou pode tomar suplementos?

Quem deve ou pode tomar suplementos?

Muito comuns nas academias, os suplementos alimentares precisam ser consumidos de forma equilibrada

Os suplementos alimentares estão se tornando cada vez mais populares entre os praticantes de atividades físicas. Estudo divulgado pela Abenutri (Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais), em 2015, apontou que 54% dos brasileiros consomem algum tipo de suplementação alimentar. A pesquisa foi realizada com pessoas com idade acima de 17 anos e de diferentes regiões do país.

O problema, no entanto, é que o consumo descontrolado dessas substâncias pode ser prejudicial à saúde, pois, além de ser incluído na dieta sem necessidade, muitas pessoas têm ingerido suplementos sem a orientação de um profissional especializado.

Quando necessários, os suplementos beneficiam o organismo

Os nutrientes, as vitaminas e os minerais são essenciais para garantir o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, é fundamental mantermos uma nutrição adequada. No entanto, quando os alimentos não são suficientes, os suplementos alimentares ajudam a complementar a dieta.

Esses produtos, portanto, são indicados para pessoas que possuem alguma restrição alimentar, que estão com carência de nutrientes ou que praticam atividades físicas intensas, pois tais substâncias melhoram o desempenho físico e ajudam na recuperação dos músculos lesionados.

A importância de ter um acompanhamento médico

Consumir algum tipo de suplemento por conta própria pode resultar em prejuízos tanto para o bolso quanto para a saúde. Adquirir suplementos que você não precisa resulta em gastos desnecessários e pode causar uma série de problemas, como aumento no nível de açúcar no sangue, arritmia cardíaca, distúrbios renais e ganho de gordura, por exemplo.

Então, se você precisa aproveitar os benefícios da suplementação, converse com um nutricionista de sua confiança e descubra que tipo de nutriente você precisa complementar. Não deixe de perguntar, também, qual é o melhor momento e a quantidade adequada para a sua dieta.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *