Quanto Vale Uma Pisada?…

Quanto Vale Uma Pisada?…

Por Antônio de Oliveira

Pegada ou pisada… Dá na mesma? Enfim, quanto vale uma pisada? Para começo de conversa, depende. Há quem pise um tapete vermelho como há quem pise abrolhos. Portanto, é preciso abrir os olhos. Uma pisada, num ônibus superlotado, pode custar um grito ou apenas um Ai!… E quanto alguém daria pela marca de um pé descalço nas “yellow sands” da praia, antes, evidentemente, que as ondas a desfaçam? Aliás, esta é uma imagem profunda de como se vão as nossas marcas deixadas nas areias do tempo e não nas fundações sólidas, sobre a rocha, já esta uma imagem bíblica. Construções de classe mais abastada andam desmoronando por aí. Um rasto humano em geral não vale nada de nada.

Pegada se diz do vestígio que o pé deixa no solo. Pegada é, pois, sinal, marca, pista, rasto, rastro. Pegada é também o lance em que o goleiro evita que a bola entre no gol, agarrando-a com as mãos. E não nos pés… Talvez nisso, nessa identidade de linguagem, o goleiro se identifique com as pegadas, nos pés, dos colegas de equipe.

Antiga unidade de medida de comprimento, um pé equivale a 12 polegadas, ou seja, 33cm. Pisada corresponde também a andadura de cavalo. E tem a ver com ritmo, diapasão, andamento. Quando a dança está boa, nessa pisada a gente vai até o Sol raiar. Por vezes, as pegadas do ladrão fornecem a pista para esclarecer o roubo. Outras vezes, a pessoa, à semelhança de um pichador, faz questão de deixar a marca de seu calçado, hoje em dia em geral um tênis, no cimento fresco da calçada. Que nem um jogador de futebol. Ou artista de Hollywood. Chão de estrelas na Calçada da Fama… Eu, por mim, valorizo os pés de quem anda por aí fazendo o bem. “Pertransiit benefaciendo”,

Ele passou fazendo o bem, segundo avaliação bíblica.

Finalmente, que se faça o teste do pezinho em todos os bebês. É bom começar a vida com o pé direito, isto é, em condições de uma boa caminhada pela vida afora. Quanto ao valor de uma pisada…

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *