Por que os girassóis viram para o sol?

Por que os girassóis viram para o sol?

Uma espécie emblemática, o girassol apresenta propriedades únicas; conheça mais sobre a flor e suas curiosidades

Graciosas e delicadas, as flores do campo possuem uma beleza natural que enche os olhos de qualquer pessoa. Nessa categoria, é destacado o girassol, uma das espécies de flores campestre mais conhecidas e que possui propriedades marcantes com uma beleza exuberante e encantadora.

Também conhecida como “flor do sol”, essa é uma espécie emblemática e, por isso, um buquê de girassol está fortemente associado com os mais belos sentimentos de felicidade, entusiasmo, fertilidade, vitalidade e energia positiva. Quem já recebeu de presente um arranjo dessa flor, deve sentir-se privilegiado e especial.

Entenda mais sobre o girassol e descubra por que ele gira em direção ao sol

Cientificamente falando, a espécie é originária da América do Norte e da América Central e pertencente à família das Asteráceas. São reconhecidas pelo caule robusto e esverdeado, que pode atingir até três metros de altura, além do formato circular e as incontáveis pétalas que mesclam uma mistura de cores vivas e que marcam o aspecto majestoso da planta.

A flor é, também, famosa pelo heliotropismo, um curioso movimento em direção ao sol. Esse fenômeno ocorre porque ela precisa captar a energia solar para produzir energia. A razão disso é que o sol é o principal agente para o crescimento do caule, que responde em função da luz.

Durante esse processo, inicia-se o fenômeno auxina – hormônio vegetal –, que atua no crescimento do caule dirigindo-se até a região que não possui luminosidade. Essa migração da auxina faz com que a flor se mova em direção ao sol. Assim que acaba o dia, perde-se o efeito e ela retorna à posição inicial. Todo o processo natural, no entanto, só dura o tempo de desenvolvimento da planta. Após isso, o girassol fica constantemente posicionado para o leste.

Hoje em dia, a planta é encontrada em praticamente todos os continentes. E devido às suas excelentes propriedades nutricionais, o cultivo dela é destinado, principalmente, para a produção de óleo comestível. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a produção do girassol é responsável por cerca de 16% de todo o óleo produzido no mundo.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *