Por que o setor imobiliário deve investir em marketing?

Por que o setor imobiliário deve investir em marketing?

A internet tornou as experiências de compra muito mais complexa, hoje quando se tem interesse em algo você pesquisa, compara os preços e lê avaliações, esses fatores influenciam e muito a opinião do cliente.

O setor imobiliário também sentiu essa mudança, antes tanto os imóveis quanto os interessados em comprar ou alugar chegavam de maneira natural, já que ir até uma imobiliária era o único caminho. E o trabalho do corretor de imóveis era imprescindível para que os negócios fossem fechados.

Hoje em dia os clientes percorrem todo o caminho sozinhos e sem sair de casa, um smartphone é suficiente para que ele veja ofertas, compare preços e entenda formas de pagamento. Percebendo essa tendência o setor imobiliário sentiu a necessidade de se aproximar dos clientes nas plataformas digitais e dividiu o foco entre vender e alugar imóveis com a fidelização do cliente, estabelecendo uma relação de confiança para que ele seja uma ponte para outros negócios.

Uma nova visão

Para algumas empresas que atuam no mercado imobiliário há alguns anos, pode ser um pouco complicado entender a necessidade de estar presente também nos meios digitais. A ideia de que as redes sociais são a única ferramenta do marketing é muito presente no imaginário popular, mas somente elas não são suficientes para um trabalho eficiente.

O administrador e diretor de tecnologia da 8020 Marketing Digital, Kenneth Corrêa, iniciou sua experiência profissional dentro da imobiliária Financial, em Campo Grande MS, e confirma que o marketing digital para o setor é uma tendência cada vez maior “O profissional de marketing ajuda a imobiliária a começar a se enxergar como uma marca, e criar valor no mercado cuidando da imagem desta marca junto ao mercado como um todo, e não somente com os clientes” diz.

“Fora isso, o profissional do marketing ajuda a ter uma visão mais pró-ativa de investimento em visibilidade e captação de leads (que é o termo usado para identificar as pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço), ao mesmo tempo em que faz a análise de atribuição de marketing, ou seja, mensurar de onde vêm os resultados, e alocar melhor os investimentos da imobiliária” completa.

Enga-se quem pensa que existe uma fórmula de marketing pronta e adaptável para qualquer empresa, é preciso primeiramente fazer uma análise detalhada para entender seu perfil, o momento de mercado em que está passando e qual sua relação com o marketing, somente a partir desse ponto que as estratégias podem ser definidas.

Kenneth explica que para uma empresa que nunca investiu em nenhuma ação de marketing e não possui nenhuma presença online, o primeiro passo é a criação de um site. Mas não adianta nada ele não for sempre atualizado, incluindo o inventário dos imóveis, explorar recursos que captem o interesse de pessoas para alguns empreendimentos específicos da imobiliária. Outra ferramenta é o Google Meu Negócio, onde a empresa pode se cadastrar e controlar as informações que serão exibidas sobre a empresa quando as pessoas procurarem por ela na internet.

Essas e outras estratégias iniciais tem um custo inferior e dão um bom retorno ”Nestas primeiras ações, costumo dizer que o ROI (Retorno sobre o Investimento) é praticamente infinito, pois um negócio fechado normalmente é maior que todo o investimento até aqui” afirma Kenneth.

Para cada perfil de empreendimento, uma ação

Para as empresas que têm uma presença básica na internet, é hora de experimentações como testar canais como o Facebook e Google para captar leads e intensificar o volume deles para cada imóvel, assim mais negócios podem ser fechados. Nesse caso o Retorno sobre o Investimento vai depender exclusivamente da habilidade na criação de campanhas efetivas e da taxa de conversão do site.

As imobiliárias mais antenadas já perceberam que apenas a mídia não é suficiente, visto a alta concorrência no meio digital, e investimentos a longo prazo tendem a ficar mais interessantes. “Um trabalho de SEO (otimização para buscadores) e produção de conteúdo são pilares para garantir uma presença duradoura, e com ótimo ROI” garante Kenneth.

Como dito anteriormente, cada tipo de empresa demanda ações diferentes, o importante é compreender que o antigo modo de se fazer compra, venda e aluguel de imóveis precisa se renovar e atender a demanda dos clientes cada vez mais imersos no universo digital.

Grande abraço!
Press Office
Imagem: ThinkStock/RyanKing999 – Reprodução

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

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