O setor de gestão de pessoas se inovou com o passar dos anos

O setor de gestão de pessoas se inovou com o passar dos anos

A gestão de pessoas, também conhecida como setor de Relações Humanas (RH), é um assunto que interessa diretamente as organizações, pois é por meio dela que se dá o desempenho e resultado dos trabalhos feitos dentro das empresas. Por isso é importante saber das novas informações e tendências da área.

A maneira de como lidar com os funcionários inova a cada ano, devido às mudanças econômicas da empresa e do mercado. Estudos feitos pela Future of Work, realizado pela Automatic Data Processing (ADP) e pelo site Glassdoor, apontam as tendências para 2017 no setor de gestão de pessoas, que inclui a mobilidade no trabalho.

Atualmente é comum o trabalho home-office, que permite que que os colaboradores trabalhem no conforto do lar, ou de onde estiverem. As empresas estão contratando cada vez mais profissionais nesse perfil, principalmente freelancers, sem vínculo empregatício institucionais.

A autogestão ganha força no mercado este ano, isso porque as estruturas hierárquicas dentro das empresas tem diminuído, mas esse aumento do protagonismo profissional exige trabalhadores cada vez mais qualificados para diversos tipos de tarefas. Isso em conjunto com a contratação por propósito, onde o colaborador não ocupa mais um cargo e sim uma ação.

Planejamento de carreira na forma horizontal

Até pouco tempo, para crescer dentro de uma empresa, o profissional deveria atingir um determinado nível de conhecimento e experiência e escolher entre a carreira gerencial ou a técnica. Atualmente as empresas são mais complexas e os colaboradores mais pluridisciplinares, assim surgiu a carreira “W”, que dá ao trabalhador uma nova opção de carreira, a de gestor de projetos.

A rotação de serviços, conhecida também como “Job Rotation”, é a tendência que permite que os profissionais possam se movimentar dentro da empresa, aprendendo várias atividades e funções, assim ampliando o conhecimento sobre os processos de dentro da empresa, diferentes da área de atuação da própria carreira.

E preciso de adaptar as mudanças do mercado, e para que a empresa continue se destacando no mercado é necessário colocar em prática essas tendências do ramo. O mercado está evoluindo cada vez mais, a medida que os profissionais evoluem, seguir o caminho do sucesso deve ser o foco de toda empresa.

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office
Imagem: sxc.hu

 

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *