O Brasil Tem Jeito…

O Brasil Tem Jeito…

Por Antônio de Oliveira

O Brasil tem solução? Tem. De que jeito? Trata-se de uma receita quase impossível. Mas antes que cheguemos a uma situação caótica. Antes tarde do que nunca. Antes que a crise vire tragédia nacional… A receita consiste em subtrair e somar. Somar: + saúde, educação, segurança e transportes, nas devidas condições de planejamento e execução. Sem viadutos desabando!…

bandeira-do-brasil-original

Ingredientes menos caros, mais em conta para que o contribuinte, na ativa ou aposentado, não continue pagando a conta que mais se parece com um saco sem fundo ou com um beco sem saída. Em linguagem de urbanismo, e em francês, “cul-de-sac”, fundo de saco, empregado para designar final de rua sem saída, embora não necessariamente sem volta, inclusive possibilitando a manobra de veículos. Que ainda parece ser o nosso caso!…

manifestacao-esplanada-dos-ministerios-2015

Quanto a subtrair, portanto menos, o nome da receita poderia ser, à maneira das operações realizadas pela polícia federal: “É proibido gastar”, conselho dado pelo presidente Tancredo Neves. Em outras palavras, embora já desgastadas, hoje em dia mero recurso de retórica: “cortar na própria carne”. Eis, então, alguns ingredientes amargos, porém eficazes, podendo ser usados outros a gosto, ou a contragosto: menos ministérios, menos cargos em comissão, nos três níveis de governo, federal, estadual e municipal; menos deputados, federais e estaduais; menos vereadores; menos corrupção; menos disparates entre reajustes de aposentados e privilegiados que reajustam os próprios salários sem necessidade de recorrer a greves; menos gastos públicos; menos mordomia; foro privilegiado nem pensar; imunidade zero; impunidade idem; xô licitações fraudulentas, compra de votos, propinodutos, obras superfaturadas ou inacabadas, presídios degradantes; ajuste fiscal que não seja eufemismo de arrocho. Finalmente, como cereja do bolo nacional, para integrantes dos três poderes e demais líderes, independentemente de ideologias: Não mentir!…

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *