No Topo das Montanhas

No Topo das Montanhas

Por Antônio de Oliveira

Roberto Carlos, cantando, diz que vai seguir uma luz lá no alto, ouvir uma voz que o chama, subir a montanha e ficar bem mais perto de Deus. E rezar, gritar para o mundo ouvir, acompanhar toda a sua escalada e ajudar a mostrar como é o seu grito de amor e de fé. Irá pedir que as estrelas não parem de brilhar e as crianças não deixem de sorrir. Que os homens jamais se esqueçam de agradecer.

Moisés recebeu os dez mandamentos no Monte Sinai. Do cume do Monte Nebo, Moisés avistou a Terra Prometida sem nela poder entrar. Elias ouviu a voz de Deus no Monte Horeb e, no alto do Monte Carmelo, Elias batalhou contra os 400 profetas de Baal. Situado na parte norte da Cisjordânia, o Monte Guerizim é local de adoração dos samaritanos. Culto mencionado pela mulher samaritana, na conversa com Jesus, junto ao poço de Jacó. Local de adoração a Deus, para os judeus, o Monte Sião localiza-se em Jerusalém, ao lado da muralha da Cidade Antiga. Jesus se transfigurou no Monte Tabor, na Galileia. O Monte das Oliveiras situa-se no setor oriental de Jerusalém, separado do Monte Moriá, pelo Vale do Cedrom, também conhecido como Monte da Provação. Aí, o sacrifício de Isaac foi interrompido pelo anjo do Senhor. Monte das Tentações, localizado na cidade de Jericó, Monte das Bem-Aventuranças, Monte Calvário, Monte Ebal.

Montanhas, montes e colinas são lugares de manifestações religiosas. No Brasil, destaque para o Corcovado, no Rio de Janeiro, e para os inúmeros cruzeiros, capelas e ermidas no alto das serras. Em Minas, destaque para a Serra da Piedade. Pelo mundo afora, mosteiros dependurados em penhascos, onde monges harmonizam sentimentos, força de vontade, fé, oração, trabalho, recolhimento, meditação. Goethe, alma de alpinista, situa nas alturas o reino da paz: “Über allen Gipfeln ist Ruh”. Atingido o  cume do monte, a pura leveza do montanhista. De lá se avistam os reinos do mundo e a glória deles. Hosana nas alturas!…

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *