Mulheres da Bíblia e de Nossos Tempos

Mulheres da Bíblia e de Nossos Tempos

Por Antônio de Oliveira

No Dia Internacional da Mulher, uma galeria de retratos femininos bíblicos: Abisag, Agar, Benjamina, Betsabá, Dalila, Dama do Apocalipse, Débora, Ester, Eva, Hagite, Judite, Lia, Rainha de Sabá, Rebeca, Raquel, Rute, Sara, Susana. No Novo Testamento, as três Marias (Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena e Maria, mãe do apóstolo Tiago), Ápia, Febe, Herodíades, Joana, Marta, Cláudia Prócula, Lídia, Priscila (Prisca), a Samaritana. As escrituras revelam, assim, a presença de um elenco de “mulheres na Bíblia”. “Dramatis personae”, literalmente, “personagens do drama”, em latim. Inúmeros artistas se têm inspirado em algumas dessas mulheres, principalmente na mãe de Jesus, dentre outros, Gauguin, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo, Rogen van der Weyden, os irmãos Van Eyck.

A partir dos anos 50, entre nós já não prevalece a concepção de que lugar de mulher é na cozinha nem de que à mulher compete esquentar o umbigo no fogão e esfriá-lo no tanque lavando roupa. “Lava roupa todo dia, que agonia / na quebrada da soleira, que chovia… ” Mulheres se casavam quase exclusivamente para cuidar do marido e dos filhos… Amélia passou a ter vaidade, passou a ser mulher de verdade. Há décadas, a antiga TV Tupi de São Paulo já tinha programas como No Mundo Feminino. Desde então, surgem novos perfis alternativos na busca de identificação do universo feminino, do nome mulher. Principalmente da mulher esposa e mãe.

Prendas domésticas era designação oficial da atividade das mulheres que, não exercendo profissão remunerada, se ocupavam do lar, avental todo sujo de ovo. Nasci em fazenda. Éramos treze irmãos. Naquele tempo, a profissão de atriz era suspeita. Graças à sua determinação e, em especial, com o advento da televisão, de atrizes malvistas, algumas mulheres passaram a atrizes famosas e cultuadas. Por trás dos bastidores da história, outras mulheres não deixam por menos. História é substantivo feminino.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]

Imagem: sxc.hu

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours