Morre mais um do boxe brasileiro: Jefferson Gonçalo

Morre mais um do boxe brasileiro: Jefferson Gonçalo

No último dia 06 de outubro de 2010 o boxe brasileiro despediu-se de um grande vencedor.
Faleceu em função de golpes em uma luta o pugilista brasileiro Jefferson Gonçalo.
Jefferson sofreu ruptura de uma artéria do pescoço durante a luta contra Ismael Bueno na noite do dia 02, Sábado.
O caso reabre a velha discussão sobre a segurança para os atletas e a fiscalização correta do estado de saúde dos boxeadores que devem comprovar que estão aptos a competir antes de subir ao ringue.
Muitos defendem a tese de que em algumas regiões a fiscalização é precária e os requisitos básicos fundamentais para um combate não são cumpridos.

Foto: Divulgação

Particularmente gosto de assistir a uma boa luta de boxe. É um esporte sensacional que exige muita preparação física, disciplina, dedicação e muito gosto pelo ringue, pois a tragetória dos praticantes não é fácil, principalmente no Brasil onde o esporte não é tão difundido e os patrocínios e os espaços ainda são escassos.
Um pugilista no Brasil é um verdadeiro guerreiro no sentido mais amplo da palavra.
Tem que Ter “sangue nos olhos” como dizem por aí!

Foto: Divulgação/Liga Paulista de Boxe

Os amantes e praticantes devem tomar sempre muito cuidado com a integridade física pessoal e alheia também pois o boxe é um esporte violento e necessita de vários cuidados para ser praticado.
Gonçalo não é o único e infelizmente talvez não será o último a morrer pela paixão do boxe. Só para ilustrar cito alguns casos (pois existem muito mais):

 Em 05 de maio de 2009 o boxeador mexicano Benjamín Flores morreu devido a golpes em combate nos EUA em luta para a disputa do título americano de peso super galo;
 Cristiano Cleverton dos Santos Maranduba de apenas 22 anos morreu após levar um soco cruzado na ponta do queixo em uma academia da Zona Sul de Aracaju em abril de 2009;
 Yohanes Fansiscus, um indonésio de 20 anos, morreu dois dias depois de ter sido nocauteado em Jacarta;
 Choi Yo-sam lutador sul-coreano manteve o título mundial dos peso-mosca mas não manteve a própria vida. Desmaiou logo após o término da luta e morreu dois dias após a vitoria de morte cerebral seguida de uma hemorragia interna.

Foto: ligadeboxe.com.br

Se você gosta de boxe, pratique com consciência. Se você viu, ouviu ou ficou sabendo de algo ilegal envolvendo o esporte decida se quer denunciar ou ficar omisso.
Uma vida pode depender desta decisão!

Fontes:
brasilcombate.com.br
esportes.r7.com
bbc.co.uk
globoesporte.globo.com
band.com.br
notifight.com
ligadeboxe.com.br
youtube.com

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. painel para publicidade em Banca de revista | Duniverso - [...] O cliente neste caso seria a Ambev através da empresa Andrade Davis Painéis que comercializava os espaços principalmente o…
  2. Rogério Ceni frango carreira de sucesso goleiros seleção | Duniverso - [...] e enfatizar derrotas ou supostas falhas. Nos EUA, por exemplo, muito embora sejam um país de vencedores olímpicos, uma…
  3. quais os Níveis de radiação após acidente no Japão | Duniverso - [...] catastróficos! Foram detectados níveis de radiação acima do aceitável, o que afeta muito a segurança dos humanos na região.…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *