Meteorologia: Saiba como ingressar nessa carreira

Meteorologia: Saiba como ingressar nessa carreira

A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera terrestre e suas interações com o meio em que vivemos. Suas principais áreas de atuação é na previsão do tempo e na climatologia.  Ambas as áreas trabalham com a predição e a análise de dados obtidos através  da medição do tempo.

No Brasil, existem 11 cursos superiores na área, oito deles são oferecidos em Universidades Federais. A duração pode variar entre 8 a 10 semestres, o curso é amplamente concorrido no país por ter poucas instituições de ensino. Estar bem preparado para participar das vagas em uma das instituições do país é importantíssimo. Cursinhos pré-vestibulares são importantes para que o aluno se prepare adequadamente para concorrer a vaga. .

O Curso

Os dois primeiros anos são trabalhadas as matérias básicas,  como os conteúdos de física e matemática. Com o tempo o aluno passa a estudar as disciplinas específicas e a trabalhar nos laboratórios, desenvolvendo suas habilidades com os equipamentos e  softwares.. Durante  o curso, o aluno passará também por um estágio obrigatório, onde irá botar em prática todos os seus conhecimentos. Outra forma de ingressar na área é através do curso de geografia, onde o graduado pode buscar por uma especialização em meteorologia.

Áreas de atuação

Agrometeorologia: Saber qual a melhor época para o plantio é essencial para o sucesso dos produtos agrícolas, o profissional desta área trabalha elaborando boletins do tempo para empresas e produtores rurais.

Biometeorologia: Estuda a interação da atmosfera com os seres vivos do planeta, tanto a vida animal quanto a vida vegetal.

Climatologia: Como o próprio nome sugere, o especialista desta área prevê as condições do clima através da análise das imagens de satélite.

Previsão do tempo: É o boletim que temos acesso por meiio dos veículos de notícias como rádio, tv e jornais, e também para outras setores que dependem do clima, como o turismo.

Mercado de trabalho

O mercado está em ampla expansão devido à importância que a questão climática tem tido. Além disso, aeroportos trabalham cada dia mais com esses profissionais para oferecer horários precisos, prevendo o clima para o pouso e decolagem de aviões.  Outro campo em que os meteorologistas têm ganhado espaço é com o setor de energia limpa, isso porque para produzir energia eólica e solar constantemente o clima precisa estar nas condições climáticas e estudar quais os melhores lugares é o trabalho dele. O setor público também é  um dos grandes setores que mais captam este profissional, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  e o Instituto Nacional de Meteorologia são exemplos.

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office
Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *