Meditação Contemplativa

Meditação Contemplativa

Por Antônio de Oliveira

Moro num apartamento que dá vista para o sol nascente. De manhãzinha, pode-se contemplar o sol nascer belo, em Belo Horizonte. Momento ideal para uma reflexão matinal, numa oração contemplativa. Seja aceito pelo Senhor, perante a sua face, o sussurro do meu coração contrito. Bem-aventurados os simples e puros de coração porque deles é o amanhecer. Meditação só de olhar, sem nunca se cansar de olhar, toda manhã, manhã feminina, colírio para os olhos. Energia, consolação, alívio, refresco, refrigério para a alma. Aroma inebriante de sol nascente. Paz!…

Como entoa o salmista, salmo 19, para os que creem, os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. A noite se despede e, na linguagem da natureza, sem dizer palavras. As estrelas se apagam. A lua se recolhe. Alvorecer sem alarde, sem alvoroço. A não ser da passarada que anuncia a chegada do rei Sol, de mansinho, e mostra a sua luz. Luz que é voz. Não são discursos nem dizeres. Quem tem olhos de ver veja; quem tem ouvidos de ouvir ouça.

Ao anoitecer, o sol se esconde discretamente. Milagre da natureza. De fulgor falante para o silêncio da noite. É o sol poente… À noite, o astro-rei, reza a crença, descansa debaixo de sua tenda no mar. Todo dia, o sol desaparece. Qual Fênix, no dia seguinte renasce, mas não das cinzas. Desponta do seio prenhe da lua. Reaparece. Emerge do horizonte no brilho de um novo dia oriental, difundindo luz, claridade, calor e alegria. Sol a pino, céu puríssimo. Corredor veloz, do leste passa pelo seu zênite rumo ao oeste,

Saber ler, ouvir a natureza e com ela dialogar, como Francisco de Assis, ilumina os olhos, inunda o coração. É música para os ouvidos. Êxtase mais desejável que o ouro, sim, mais doce que o mel e o licor dos favos. O céu, os astros, o mar, o afinado coro dos dias e das noites entoam imenso, misterioso cântico de louvor ao Criador. Bons, belos, bem-aventurados amanheceres!

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *