Maravilhosas esculturas feitas com livros: Guy Laramee

Maravilhosas esculturas feitas com livros: Guy Laramee

Ao longo dos seus 30 anos de prática o artista canadense de Montreal Guy Laramee passeou com sua criação por diversos caminhos como o teatro, escrevendo e dirigindo, composição de músicas contemporâneas, design e construção de instrumentos musicais, canto, vídeo, cenografia, escultura, pintura e literatura, recebendo mais de 30 bolsas de artes mundo afora. Seu trabalho já foi apresentado nos Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Japão e América Latina.
Neste artigo mostraremos suas insinuantes esculturas feitas a partir de livros velhos.

Nas suas palavras:Quando eu era jovem, eu estava muito chateado com as ideologias do progresso. Eu queria destruí-las por mostrar que ainda somos primitivos. Eu tive a intuição profunda de que como espécie, não tinha evoluído muito. Agora eu vejo que a nossa crença no progresso provém de nossa fascinação com o conteúdo da consciência. Apesar das aparências, a nossa obsessão atual para mudar as formas em que o acesso a cultura, mas é uma manifestação desse fascínio.

Paralelamente a sua prática artística, exerceu investigação no campo da antropologia. Seu trabalho de campo inclui etno-musicography do ritual Fetiche no Togo (1986), a imaginação oracular entre curandeiros na Amazônia peruana (1993-95), e os conceitos de criatividade e imaginação dos artistas contemporâneos (tese de mestrado, 2002). Imaginação etnográfica é uma característica importante em seu trabalho artístico.

Gostou do artigo? Compartilha!
Grande abraço!

Fonte:
guylaramee.com

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *