Licenciatura a distância é opção para quem deseja carreira na educação

Licenciatura a distância é opção para quem deseja carreira na educação

Muitos se perguntam qual é a melhor opção: licenciatura ou bacharelado? A verdade é que ambas as formações cumprem com o objetivo de garantir uma boa formação para o profissional entrar no mercado de trabalho. A licenciatura, por sua vez, é ideal para os estudantes que desejam ter uma carreira na área da educação. Para atender a essa demanda, existem muitas instituições públicas e privadas que oferecem curso de nível superior à distância.

Diferentemente do bacharelado, que prepara o profissional para atuar de forma ampla no mercado de trabalho, a licenciatura é voltada para quem quer dar aula para o Ensino Fundamental e Médio. O curso tem a mesma duração que os demais, a única diferença é que, a partir de um determinado momento, você é obrigado a escolher entre bacharelado ou licenciatura. No segundo caso, você terá aulas de psicologia, pedagogia e didática.

Alguns dos cursos disponíveis na modalidade de licenciatura são geografia, matemática, educação física, história, música, ciências biológicas, filosofia, pedagogia, ciências naturais, física, letras e química. Além de poder trabalhar nas escolas, o profissional também pode ser um pesquisador na área de ensino.

O ensino a distância é uma modalidade que oferece mais flexibilidade de tempo e de mobilidade para aqueles que não possuem muito tempo para frequentar fisicamente as aulas presenciais. O EaD ganha cada vez mais aderência no Brasil, sobretudo pelas pessoas que desejam um retorno rápido no mercado de trabalho, ainda mais com a crise econômica enfrentada pelo país.

De acordo com o censo EaD/2016, lançado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), o curso mais procurado é pedagogia, representando 25% de todas as matrículas totais. Uma das surpresas é o curso de educação física na sexta posição, com 3,5% de todas as matrículas.

Os cursos de formação livre mais procurados em EaD são de nível tecnólogo, licenciatura e iniciação profissional, mostrando que os profissionais desejam se aperfeiçoar e se atualizar, além de progredir em suas respectivas carreiras. O censo também contabilizou 135.236 alunos matriculados em cursos de licenciatura e 32.957 cursando licenciatura com bacharelado.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *