JANELAS ABERTAS PARA O MUNDO

JANELAS ABERTAS PARA O MUNDO

Por Antônio de Oliveira

Dia da Confraternização Universal. Visão holística, global, de totalidade. Não é fácil. Nossa visão de mundo em geral é fragmentada, por vezes reduzida a um mundozinho, pois não existe um limite de zoom que maximize todas as coisas para nós. “Mundo, mundo, vasto mundo…”

Cada pessoa tem suas janelas, “windows”. A astrônoma brasileira Karleyne Silva admite: “Eu era uma menina introvertida. A astronomia tornou-se minha janela para o universo”. Música, esporte, botânica, outras tantas janelas. Tutameia é o título de uma coletânea de contos de Guimarães Rosa. A palavra, em si, significa ninharia, mas, no caso, é ninho que aninha “mea omnia”, todas as minhas,  todo o universo de suas obras. O mundo visto de cima, de uma aeronave, é fascinante, como o é, para o mergulhador, o fundo do mar. A janela de um trem descortina paisagens multifacetadas. Num automóvel, ao mesmo tempo em que se roda, rola pelo retrovisor o cenário percorrido.

Tudo depende do olhar. O olhar de uma criança conecta o mundo. Há pessoas que viajam pelo mundo e não ampliam o seu olhar. Continuam levando uma vida sem horizontes, ou de horizonte estreito. Qualquer canto de Belo Horizonte pode ser universal, disse o diretor Helvécio Ratton, referência no cinema nacional. Para o cidadão do mundo o idioma não é barreira, não é torre de babel onde ninguém se entende, mas é uma aldeia global. Para além do Oriente e do Ocidente. Compartilhando as belezas e as dores do mundo. Combatendo a corrupção e praticando a retidão. Alegrando-se com os que se alegram e se solidarizando com os que sofrem. Revendo conceitos. Desconstruindo e refazendo o conhecimento. Para além das diversas e diversificadas culturas. Sobretudo hoje em dia, com as transformações sociais motivadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

Dia da Confraternização Universal, com garantia estendida, do dia 1.º de janeiro a 31 de dezembro de 2018!…

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *