Hábitos errados podem causar problemas de coluna na infância

Hábitos errados podem causar problemas de coluna na infância

As crianças estão cada vez mais vulneráveis aos problemas de coluna na infância. A automatização das coisas está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e isso contribui para uma vida mais sedentária. As crianças ficam horas na frente dos smartphones, tablets, computadores, TVs e videogames, ou seja, as atividades que exigem movimentação do corpo como jogar bola no quintal são substituídas por atividades em aparelhos eletrônicos. Tudo isso contribui para que as crianças tenha problemas na coluna, seja por que estão sentando com a postura errada ou pelo sedentarismo.

Para evitar que problemas de coluna afetem os pequenos na infância ou na vida adulta basta inserir novos hábitos na rotina dos pequenos. Os pais precisam ficar de olho em alguns detalhes que podem fazer a diferença. Veja abaixo alguns deles.

Postura ao sentar

A forma com que a criança está acostumada a sentar pode ser um dos principais fatores de problemas na coluna. As crianças passam boa parte do tempo na escola sentadas de forma incorreta, por isso é preciso orientar e corrigir o pequeno em casa para que ele tenha o hábito de sentar corretamente quando não estiver com os pais.

Ao sentar a coluna deve estar reta e os pés apoiados no chão, mas se a criança prefere sentar no tapete o ideal é manter a coluna reta e as pernas cruzadas. Aparelhos como tablets, computador e televisão, por exemplo, devem estar em uma altura em que a cabeça não se curve muito, ou seja, na altura dos olhos para evitar que o pescoço fique para baixo por muito tempo.

prevenir-problemas-de-coluna-na-infancia

Imagem: reprodução pixabay.com

Mochila pesada

A mochila é sempre um problema durante a infância, pois muitas vezes o sobrepeso é inevitável. A mochila não deve pesar mais de 10% do peso da criança e deve ser apropriada para o seu tamanho com alças confortáveis. Quando o sobrepeso na mochila é inevitável o ideal é optar por mochila de rodinhas.

Calçado correto

Muitos problemas ortopédicos são responsáveis por problemas na coluna. Até os 12 anos os pés estão em formação de toda estrutura óssea e cartilagem, por isso as crianças estão mais vulneráveis aos problemas ortopédicos. O calçado certo é fundamental para o desenvolvimento saudável dos pezinhos, portanto dê preferência aos modelos anatômicos, pois eles se ajustam perfeitamente aos pés, além disso, a calçado precisa ser confortável e flexível. Os tênis infantis costumam cumprir bem essa tarefa, por isso são os mais indicados para uso no dia a dia.

Obesidade

Outro problema que afeta muito as crianças é a obesidade infantil. O sobrepeso pode causar problemas na coluna, nos pés e nos joelhos da criança, o que prejudica todo o seu desenvolvimento saudável. Por isso o ideal é que em algum momento do dia as crianças pratiquem algum tipo de atividade física e tenham uma alimentação balanceada. Assim como existem jogos para ficar sentado no sofá, também existem outros que toda família pode jogar na sala movimento o corpo, o que já é uma forma de mudar a rotina sedentária.

Dessa forma, evitar os problemas de coluna na infância pode ajudar a criança a chegar na vida adulta mais saudável.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *