Garra Rufa o Peixe-médico

Garra Rufa o Peixe-médico

Já ouvimos falar de peixes medicinais, ervas medicinais, fitoterapias milagrosas, dietas mirabolantes, e por aí vai.
Agora, peixe-médico para mim é novidade!
Incrível as características desta espécie de peixe que se alimenta de células e tecidos mortos.
Pode uma coisa dessas? Pode, e deve (rs).

pes-garra-rufa

A espécie tem habitat nas bacias dos rios das áreas setentrionais e centrais do Médio Oriente, propriamente nos rios Jordão, Orontes, Tigre e Eufrates. Também em rios e lagoas da Turquia e norte da Síria são encontrados. A sua exploração comercial é protegida por lei na Turquia, o que evita a captura excessiva para exportação.
Os Garra rufa (os peixe-médicos) podem ser criados num aquário doméstico porém para tratamento de doenças de pele, estas não serão as mais adequadas, pois o comportamento de se alimentar de pele manifesta-se apenas em condições de alimentação escassa e irregular.
Abaixo, um dos vídeos (das centenas que existem, e neste caso, Croata) sobre o assunto:

mulher-garra-rufa

Na Turquia construiu-se uma piscina ao ar livre com peixes que alimentam-se da pele de doentes com psoríase. O peixe consome apenas a pele morta ou afectada pela doença, deixando a pele saudável crescer normalmente. Ainda que este tratamento não cure a doença, apenas aliviando temporariamente os sintomas, os doentes repetem periodicamente os tratamentos. Registaram-se casos de cura completa da psoríase após alguns tratamentos, mas devido à natureza imprevisível da doença, fortemente influenciada por fatores endógenos, a cura pode surgir, mas não é normalmente provável.

piscina-garra-rufa

Estética
Os Garra rufa também são peixes-pedicure. Utilizados em uma técnica popular da Ásia e de algumas cidades dos Estados Unidos onde são a grande sensação (porém são proibidos no estado da Flórida), que consiste em um trabalho de limpeza dos pés através da ação destes peixes. Segundo os praticantes da técnica, os peixes-pedicure realizam um trabalho mais higiênico que tesouras e navalhas além de ser, ao que parece, bem divertido (rsrs).

riso-garra-rufa

Desde Abril de 2006, a estância termal de Tóquio, Oedo Onsen Monogatari, disponibiliza este tratamento aos seus clientes. É anunciado não só para tratamento de doenças de pele, mas também como excelente pedicure.
O pequeno cardume de peixes morde os pés das clientes removendo as células mortas dos pés, o que proporciona sua esfoliação.
A duração do tratamento, em cujas banheiras (em média com 100 peixes), é de 15 a 30 minutos.

psoriase-garra-rufa

Fontes:
www.garrarufa.com (site oficial);
www.banneechen.com.sg;
www.freerepublic.com;
pt.wikipedia.org.

unha-garra-rufa

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

15 Comments

  1. Caramba deve fazer muita cosquinha kakaka
    Abraços forte
    .-= Principe Encantado´s last blog ..[ultimapostagem] =-.

    Post a Reply
  2. Muito engraçado, porém tudo que é novidade vale a pena experimentar!
    Mas já existem opiniões contrárias a essa terapia

    Post a Reply
  3. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO THOMAS, é uma matéria fascinante e impressionante. Confesso que não conhecia essa preciosidade terapêutica o que com certeza produz um tratamento muito especial.
    Parabenizo-o pela surpreendente matéria que você nos presenteia!
    Parabéns pelo lindo post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    Post a Reply
  4. Quero compra um desses!
    Garra rufa
    Será que tem na minha cidade?

    Abraço ótima postagem!
    .-= Alison – Três Melhores.net´s last blog ..[ultimapostagem] =-.

    Post a Reply
  5. ESTOU EM BUSCA DE CONTATOS E POSSIVEIS PARCEIROS PARA ESTAR MONTANDO UM SPA GARRA RUFOS QUEM TIVER INTERESSE OU INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO PELO MEU EMAIL: MICHEL_SMOOTH@HOTMAIL.COM

    Post a Reply
  6. eu fiquei bastente interesada nesses peixes,eu gostari de comprar os peixes garra rufos.
    Obrigada pela atenção

    Post a Reply
    • Olá Laura!

      Obrigado pela visita.
      Quanto ao Garra Rufa, se aparecer alguma informação lhe aviso.

      Grande abraço!

      Post a Reply
  7. gostaria de saber se alguem que tem psoriase conseguiu melhora ou cura com o tramento com peixe doutor

    Post a Reply
    • Olá Douglas! Obrigado pela visita!

      De acordo com o site garrarufa.com, como é uma doença imprevisível, fortemente influenciada por fatores endógenos, a cura pode surgir, mas não é normalmente provável.

      Grande abraço!

      Post a Reply
  8. Nem da para imaginar este cardume nos meus pés …certamente eu morreria de aflição .

    Post a Reply
  9. eu tenho psoríase,só tenho 11 anos e minha psoríase esta espalha pelo corpo todo , moro na Paraiba e gostaria de saber se esse tratamento tem aqui ,porque eu fui em muitos médicos e em nenhum deles me ajudou a resolver meu problema , se você pudesse me dizer se tem esse tratamento por aqui por favor (eu moro na cidade de Campina Grande).

    Post a Reply
  10. oiOi galera,

    Tenho um salão e gostaria de comprar esses famosos peixinhos para adequá-los na sala das manicures, alguem sabe onde compro?

    Fico em São Paulo, proximo a Vila Maria.

    Grato,

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. doenças do coração cura doenças coronárias | Duniverso - [...] a identificão de um padrão de proteínas que indicariam a doença. Destes, 67 voluntários sem a doença e 71 …
  2. maior vespa do mundo gigante ásia abelhas assassinas | Duniverso - [...] zangão gigante da Ásia (Vespa Mandarinia), incluindo as subespécies gigantes japonesas, popularmenrte conhecido como a [...]
  3. tribo uros peru lago titicaca ilha artificial | Duniverso - [...] feitas e refeitas a partir da totora, planta nativa da região que cresce naturalmente no lago. A técnica é …
  4. Diabetes dicas prevenção cura e viver melhor saúde | Duniverso - [...] atitudes tomadas em relação à saúde devem ser orientadas por pessoa especializada, ou seja, um médico. Fique a vontade …
  5. Auto-controle não só das emoções: assuma sua vida. | Duniverso - [...] gastaram demais, investiram de menos. Estão infelizes, exaustos, estressados e às vezes já doentes. O que fazer diante desse …
  6. A importância do dormir após o almoço: power nap ou soneca. | Duniverso - [...] (portanto menos gastos) e um índice de aumento da produtividade em torno de 30 porcento. Não é fascinante? Além …
  7. Dicas de saúde física e mental ficar em forma | Duniverso - [...] fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os …
  8. sergio mendes bossa nova brasil mas que nada music | Duniverso - [...] de médico, nascido a onze de fevereiro de 1941 em Niteroi, Sérgio Mendes começou a estudar música no [...]
  9. flagrantes fotográficos flagras incríveis inusitados humor | Duniverso - [...] Spa caseiro. [...]
  10. filme Os homens que não amavam as mulheres suecia | WordPress - [...] US$100 milhões, se tornou a maior bilheteria de filme europeu de 2009. Noomi está impecável na pele de Lisbeth, …
  11. apiário Melipoliários abelha mel puro | WordPress - [...] Oliveira“. O produto de destino era o excelente própolis produzido pela empresa. Foi muito divertido desenvolver este trabalho com …
  12. Cartão postal Companhia dos Sonhos: institucional. - Duniverso - Desenvolvimento Sustentável | Duniverso - Desenvolvimento Sustentável - […] sem distinção desde criança até os idosos já na terceira idade. O material foi enviado aos clientes via correios. …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>