Ganância

Ganância

Por Antônio de Oliveira

As últimas denúncias de corrupção envolvendo, sobretudo e sobre todos, políticos e empresários, revelam desvios de cifras astronômicas, assustadoramente acima do universo do cidadão comum. Do pobre, então!… Aliás, para Guimarães Rosa, “pobre tem de ter um triste amor à honestidade”. Pois “são árvores que pegam poeira”. A avareza, ou ganância, juntamente com a luxúria e a soberba, correspondem, em Dante Alighieri, às três grandes divisões do Inferno, pecados, esses, capitais, por sua vez simbolizados, respectivamente, por três animais: loba, onça e leão.

o-rico-e-o-pobre-ganancia

Chego a uma conclusão, com base numa realidade histórica que se repete, e que não é de hoje: ganância pouca é bobagem. E me faz lembrar a história que o profeta Natan contou a Davi esperando que esse vestisse a carapuça, tomando a si a indireta como alusão direta. Ainda bem que o Rei se tocou.

Era uma vez, numa mesma cidade viviam dois homens, um rico e um pobre. O rico, latifundiário, era dono de ovelhas e bois em quantidade. O pobre, porém, possuía apenas uma ovelhinha, que conseguira comprar. Essa ovelha era, então, como animal de estimação, para não dizer como uma filha. Crescera junto dele e de seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do seu copo e dormindo no seu colo. Certo dia, chega um hóspede à casa do homem rico. O homem rico mandou logo preparar um banquete. E o que fez ele? Não querendo tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois, mandou que se apoderassem da ovelhinha do pobre para preparar e servir um banquete ao visitante.

Nathan-with-King-David-by-Matthias-Scheits

Em tempo. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no início do atual mandato, que se inicia agora, no primeiro semestre de 2015, aprova, por expressiva maioria, a volta do famigerado auxílio-moradia para deputados, inclusive para os parlamentares que moram na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quanta eficiência!… Dinheiro público escorrendo pelo ralo da legalidade. Excelente trabalho de Suas Excelências. Alvíssaras!

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *