Fracasso e família

Fracasso e família
Por Flávia Prado

A família tem papel decisivo no desenvolvimento escolar de seus filhos. Existe uma relação estreita entre mau desempenho escolar e atitude dos pais. Há comportamentos comuns em histórias de fracasso escolar. “São pais que não ajudam na lição de casa, não verificam o material, não vêem a agenda, desconhecem o mundo escolar do filho. Não sabem seu comportamento nas aulas, as relações com professores e amigos.”
O fracasso escolar está muito relacionado aos pais. Se os alunos têm dificuldades de aprendizagem, sempre há pais omissos.

O problema é que muitas famílias não sabem nem o que fazer para ajudar os filhos. Eles ficam totalmente perdidos na organização do estudo em casa.
E, em vez de procurar o professor ou á escola, deixam as coisas irem acontecendo. Então, quando chega o boletim com aquelas notas, eles se surpreendem e insatisfeitos vão á escola falar mau do professor.
É muito mais fácil culpar o outro pelo fracasso do filho, invés de analisar a situação e questionar-se: Até onde eu colaborei para isto? Será que estou fazendo meu papel de pai educador? Ou estou delegando minha função só á escola?

solucoes-para-o-fracasso-escolar

Há quase duas décadas atuando na educação, tenho percebido que os alunos que tem o melhor rendimento não são aqueles com material top, e sim aqueles que tem a presença dos pais.
Devido nosso cotidiano corrido, acabamos deixando para depois o que é prioridade. Muitas vezes, delegamos ás crianças de 8,9 10 anos , uma responsabilidade tamanha,sendo que, eles ainda não tem maturidade para exercer tal tarefa, como estudar sozinho, criar uma rotina de estudos.

É preciso haver um mínimo de acompanhamento afetivo. Olhar o material, ver se não há lição para fazer. O que mais pesa é a desatenção. Não se trata de comprar o melhor computador, basta dar 15 minutos de atenção ao filho. Existem muitas crianças que necessitam desta orientação, que o pai chegue e a apóie, verificando suas tarefas e seu material.
Quando os pais acompanham de perto o desenvolvimento do filho, percebemos que as dificuldades logo são superadas e a criança toma gosto pelos estudos. Este é o segredo de uma educação de sucesso, pais aliados, que buscam auxílio nos professores, transformando o cotidiano escolar de seus filhos.

[

Flávia Prado Lopes Martins é professora. Com Licenciatura em Pedagogia e História tem também em seu currículo o Magistério. Atuante na carreira desde muito cedo em sua vida, defende como ninguém o direito de todos a educação de qualidade. Contato: flaviaplm@uol.com.br

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *